Cidadeverde.com

Estudantes da UFPI entram de greve em Parnaíba

Imprimir
Antes do vestibular, a sensação de que iria levar "levando o curso com a barriga" passou longe da cabeça de Suzy Tiberly Araújo, estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí - UFPI - no campus ministro Reis Velloso, em Parnaíba. Representante do Centro Acadêmico, ela soube da paralisação iniciada hoje (9) pelos estudantes de Fisioterapia, que entraram em "greve" por melhores estruturas. O futuros psicólogos não cruzaram os braços, mas resolveram protestar.
 

 
"Fizemos uma reunião e discutimos as demandas por período", disse Suzy Araújo. Os alunos reclamam desde a falta de livros, até mesmo a dificuldade para obtê-los emprestados na biblioteca. Além disso, faltam testes psicológicos, laboratórios de Anatomia e Genética, e ainda Internet, que era liberada aos estudantes e passou a ser restrita aos funcionários, segundo os protestos.
 
A reclamação da turma de Fisioterapia ganhou a avenida São Sebastião, uma das principais da cidade, durante passeata. Engenharia de Pesca, Biomedicina e outros cursos também anunciam engajamento no evento. Mas, ao contrário dos outros estudantes, os futuros fisioterapeutas resolveram suspender as aulas do curso. "Nada de revolucionário. Só queremos os nossos direitos", explicou Juarez Júnior, integrante do Centro Acadêmico e um dos inconformados.
 
O curso de Fisioterapia se queixa de falta de peças nas salas de anatomia, inclusive de um exaustor, o que torna a prática insuportável com o odor do formol. Os estudantes reclamam também que tiveram de assistir aulas práticas de uma disciplina no chão, sem colchonetes ou macas. Além disso, a obra da clínica de Fisioterapia estaria embargada.
 
Rodrigo Menezes endossa boa parte das reclamações. "Reservei um livro e passei dois meses e meio para receber, e não consegui fazer o trabalho. Como a gente vai saber qual livro precisamos consultar se não temos acesso a eles?", indagou.
 
Os estudantes esperavam serem recebidos pela direção do campus hoje, o que não aconteceu. Eles agora querem um encontro com o reitor Luiz Júnior em Teresina, para apresentar a pauta de reivindicações.
 
A Assessoria de Comunicação da UFPI informou que o reitor já se dispôs a receber os estudantes. Luiz Júnior quer se inteirar das reivindicações para discutir com os alunos as providências a serem tomadas. O encontro deve acontecer na semana que vem.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: