Cidadeverde.com

Governador vai consultar BNDES sobre possibilidade de concessão da Agespisa

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta quarta-feira (10) que vai consultar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para iniciar o processo de concessão da Agespisa, responsável pelo serviço de abastecimento de água e esgoto nos municípios piauienses. 

Rafael Fonteles disse que os estudos vão começar “imediatamente”, mas devem durar até um ano. 

Segundo o governador, a concessão da Agespisa pode ser parcial ou total, a exemplo do que já foi feito em estados como o Rio Grande do Sul. 

“A modelagem apontada pelo BNDES é que vai nos dizer sobre como vai ficar a Agespisa. Do jeito que está é que não pode ficar hoje. Há modelos em que a Agespisa ficou só com a captação de água e no Rio Grande do Sul todos os serviços foram concedidos para a iniciativa privada. Vamos estudar o melhor modelo. Mas, o problema que vamos resolver é o cidadão que está sem esgotamento ou abastecimento de água”, afirmou. 

O processo de concessão da Agespisa é uma das possibilidades estudadas para resolver o déficit financeiro que marca a instituição nos últimos anos. A medida também é vista como uma das formas de cumprir o novo marco do saneamento, que prevê a universalização do abastecimento d'água e esgotamento sanitário. 

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O governador Rafael Fonteles já chegou a classificar a situação da Agespisa como "muito grave" e ressaltar a necessidade de adoção de medidas para solucinar a crise. No entanto,  a decisão sobre o futuro da estatal ainda não foi tomada. 

Nos últimos anos a instituição vem acumulando dívidas e enfrenta dificuldades para equilibrar as contas. 

No final do mês de abril, um novo programa de incentivo ao desligamento de empregados efetivos entrou em vigor. O objetivo da direção da Agespisa é equalizar a folha de pagamento, para se adequar à atual realidade da empresa.

Atualmente a Agespisa é presidida pelo ex-deputado estadual José Santana. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais