Cidadeverde.com

Casos de síndrome respiratória crescem no Piauí e Hospital Infantil faz alerta

Imprimir


O Piauí vive um aumento do número de casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave em crianças e adolescentes. O alerta é da direção do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), que reorganizou leitos da unidade para atender a demanda. 

Entre as doenças que registram aumento de casos, estão a Influenza,  Covid-19 e Vírus Sincicial Respiratório

O pediatra Ramon Nunes, plantonista do Hospital Infantil, informa que o estado vive um aumento significativo no número de infecções respiratórias, principalmente na pediatria. “São bronquiolites em bebês de até dois anos, com síndromes respiratórias agudas graves, e também nas crianças maiores, o que exigiu do hospital a necessidade de novos leitos para a reorganização nas enfermarias”, afirma.

De acordo com o médico, os casos mais comuns são de bronquiolite e síndromes respiratórias. "Tivemos que separar nas enfermarias quatro leitos específicos para bronquiolite em lactentes que tenham desconforto, necessidade de oxigênio e atendimento especializado. Com isso, garantimos maior segurança para a população", informa.

Diariamente, o Hospital Infantil Lucídio Portella registra a chegada de crianças com sintomas como febre, tosse, dores de cabeça e no corpo. 

Higiene para evitar contaminação

Para o pediatra Ramon Nunes, a higiene pessoal é o principal modo de evitar a contaminação por vírus. Outra medida importante é evitar o contato direto com uma pessoa doente. 

“Evitar locais aglomerados, evitar locais fechados, redobrar cuidados de higiene e de lavagem das mãos. Esse vírus é transmitido tanto de pessoa doente para outras pessoas, como até pelo contato com as mãos nas maçanetas e nos objetos contaminados que também podem transmitir essas viroses", orienta o pediatra.


Natanael Souza (Com informações da Sesapi)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais