Cidadeverde.com

Bolsonaro não tem direito de se ausentar da política, diz Ciro Nogueira

Imprimir

O Perspectivas desta semana entrevistou o senador Ciro Nogueira. O ministro chefe-da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro e presidente nacional do Progressistas conversou com a jornalista Débora Bargamasco sobre trabalhos do Congresso Nacional neste ano, base do governo no Legislativo e eleições, dentre outros temas.

Nova regra fiscal

Nogueira disse que o texto ainda tem alguns pontos que devem ser melhorados para que o país possa ter novamente emprego e renda. O projeto deve ser votado na Câmara na quarta-feira (24).

Ele acredita que mudanças como a criação de algum mecanismo que imponha limite no gasto público e outro que privilegie investimentos no país devem ser discutidos na reunião com líderes ainda nesta terça-feira e fatalmente implementados no texto.

"Quem vai ganhar com isso é o país, é o próprio governo, que vai ter um um processo fiscal bem mais responsável e isso acaba transmitindo confiança para o Mercado, Ccnfiança para os investidores", disse.

Base do governo no Congresso

Segundo Nogueira, Lula tem não tem base no Congresso, e isso se dá porque o atual presidente não entendeu a realidade política atual. Entregar ministérios para partidos e esperar votos é uma "realidade muito ruim do passado", afirmou Ciro.

"Hoje tem que prestar conta do seu mandato, hoje cada voto que é dado, os deputados e senadores estão sendo cobrados, tem uma fiscalização mais real da imprensa e principalmente das redes sociais. Então é uma outra realidade e o Lula não tava preparado para esse momento", disse.

De acordo com o senador, a base do ex-presidente Bolsonaro, a qual ele fez parte, não foi do governo pensando em troca de cargos de verbas de estatais, mas para compartilhar a imagem de um governo que estava contribuindo para o sucesso econômico do país. 

"Não torço para dar errado"

Ainda sobre a crítica de que o governo não entendeu a mudança política dos últimos anos, Nogueira afirmou que há alguns membros de dentro dele que não compartilham da tal visão ultrapassada e por isso torce para que o governo dê certo.

"Eu não tô aqui torcendo para que seja um fracasso de administração esse governo porque eu tô dentro do avião, nós estamos dentro do navio. Não fico torcendo para o avião cair ou para o navio afundar. Nós temos ainda mais três anos de governo, eu estou muito decepcionado, mas fico sempre na torcida que eles venham acertar", falou.

Bolsonaro deve disputar eleições?

Questionado pela Débora Bargamasco sobre o estado de espírito do ex-presidente Jair Bolsonaro tendo em vista o atual cenário político e uma eventual disputa nas eleições de 2026, Nogueira disse que sente o ex-chefe triste, mas que ele segue como o grande líder da oposição e que não tem o direito de se ausentar da política.

"Ele é o grande líder que vai comandar esse processo e ele não tem o direito de se ausentar desse processo. Muita gente, às vezes, 'ah, o bolsonaro não vai querer mais participar da política', ele não tem esse direito, tá certo?", disse. 

Nogueira complementou dizendo que não tem dúvidas sobre uma vitória "muito grande" dos aliados do Bolsonaro já nas eleições municipais de 2024, "para que a gente chegue novamente ao governo em 2026".

Além disso, o líder da minoria no Senado não acredita em um cenário de inelegibilidade de Bolsonaro. 

"Ele tá sendo acusado de fazer uma reunião com os embaixadores e a questão do cartão de vacina. Você vai deixar um líder de milhões de pessoas deixar de ser candidato, sem nenhum tipo de prova, sem nenhum tipo de situação, que realmente leve apenas como perseguição? Eu não acredito que vão ter coragem de fazer isso com o presidente Bolsonaro, porque se fizerem, aí vão criar um monstro porque ele vai ficar muito mais forte", opinou.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais