Cidadeverde.com

MPPI expede recomendação sobre liberação de diárias na Câmara

Imprimir

A Promotoria de Justiça de Monsenhor Gil expediu recomendação, na última sexta-feira, 26 de maio, à Câmara de Vereadores do município para que suspenda a liberação de diárias a servidores e a parlamentares do Legislativo monsenhorgilense. A recomendação é assinada pelo promotor de Justiça Rafael Nogueira.

O membro do Ministério Público Estadual orienta que a chefe da Casa Legislativa suspenda a liberação de diárias a servidores e vereadores da Casa Legislativa, até que a previsão de pagamento de tal verba indenizatória esteja prevista em lei formal ou até que se providencie disciplina normativa que estabeleça transparência e efetivo controle dessa espécie de gasto. O promotor de Justiça instrui, ainda, que a solicitação de diária seja feita a partir de requerimento próprio com documentos em que constem as informações acerca do evento, a data em que ocorrerá e assunto a ser tratado. Além disso, o servidor ou beneficiário deve apresentar relatório de viagem e documentos que comprovem o deslocamento e a presença no evento.

Rafael Nogueira finaliza a recomendação advertindo que a não observância da orientação dada poderá implicar na adoção de medidas judiciais cabíveis. O promotor de Justiça estabeleceu o prazo de 10 dias úteis, para que a gestora pública informe as providências adotadas para cumprir a recomendação.

O titular da PJ de Monsenhor Gil explica, nas considerações da recomendação, que foi instaurado um inquérito civil, para apurar a veracidade de uma manifestação, recebida na Ouvidoria do Ministério Público, sobre o pagamento de diárias na Câmara Municipal de Monsenhor Gil. Segundo a manifestação, os pagamentos de diárias não teriam qualquer tipo de regulamentação e estariam sendo feitos sem requerimento prévio.

A partir disso, a Promotoria de Justiça instaurou o inquérito. A recomendação, emitida na semana passada, faz parte das providências adotadas no curso do inquérito do MPPI.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais