Cidadeverde.com

Dieta detox: confira 7 alimentos para incluir no dia a dia

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

A dieta detox, também conhecida como ‘dieta da desintoxicação’, oferece inúmeros benefícios para a saúde. Com uma variedade de frutas, legumes, verduras e até grãos, ela é rica em nutrientes que contribuem para a limpeza do organismo, eliminando toxinas e substâncias prejudiciais que podem acumular-se ao longo do tempo no corpo.

Além disso, é um programa alimentar que visa o consumo de alimentos naturais e saudáveis, favorecendo a função intestinal e o processo de emagrecimento. “O objetivo da dieta é a identificação, eliminação e redução de toxinas (antinutrientes), modulação do paladar e recuperação da atividade funcional do organismo, corrigindo funções digestivas e a permeabilidade alterada do intestino”, explica a nutricionista funcional Helouse Odebrecht.


A seguir, confira 7 alimentos detox para você incluir na dieta e ter uma alimentação mais saudável. Veja!


1. Gengibre

Devido aos potenciais benefícios para a saúde, o gengibre é um alimento frequentemente utilizado nas dietas detox. Com propriedades antioxidantes, ele contém bioativos, como o gingerol, que ajudam a reduzir a inflamação do corpo e combate os radicais livres, reduzindo o estresse oxidativo (desequilíbrio na produção de compostos oxidantes) e aumentando o metabolismo, já que ele também possui efeito termogênico.


2. Couve-flor

A couve-flor é um alimento versátil e saudável que pode ser uma ótima adição na sua alimentação. Rica em fibras que auxiliam na regulação do intestino, ela contém antioxidantes, como a vitamina C e o betacaroteno, que protegem as células contra danos oxidativos e apoiam o funcionamento adequado do sistema imunológico. Além disso, detém propriedades anti-inflamatórias que reduzem a inflamação do corpo.


3. Quinoa

A quinoa é um alimento altamente nutritivo e uma excelente fonte de proteínas de qualidade. Com propriedades desintoxicantes, como a vitamina E e os compostos fenólicos, ela contribui para proteção das células contra danos oxidativos e, segundo a nutricionista Adriana Cerchiari, auxilia na prevenção e tratamento de dislipidemias, obesidade, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.

“[A quinoa é] eficiente na prevenção de enfermidades crônicas, como a osteoporose, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrogênios na menopausa”, acrescenta a nutricionista Queila Turchetto.


4. Limão

O limão é uma fruta cítrica bastante utilizada na culinária e detém propriedade antioxidantes fundamentais para o organismo, como o ácido cítrico, que estimula as enzimas do fígado e auxilia no processo de desintoxicação. Além deste, ele também fornece uma boa quantidade de vitamina C, um poderoso antioxidante para a saúde.


5. Lentilha

A lentilha é uma importante fonte de vitaminas, proteínas e fibras. Com baixo índice glicêmico, ela não causa picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue após o consumo, o que é importante durante uma dieta detox. Rica em nutrientes como o ferro e vitaminas do complexo B, ela também ajuda a regular o funcionamento intestinal, prevenindo a constipação e facilitando o emagrecimento.


6. Abacaxi

O abacaxi é uma fruta refrescante e deliciosa que pode ser facilmente inserida nas dietas detox, principalmente por ser conhecida por suas propriedades diuréticas, que ajudam a aumentar a produção de urina e, consequentemente, a eliminação de toxinas e resíduos do corpo. Rica em bromelina, a fruta também possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação do corpo e melhoram a digestão


7. Laranja

Fonte de vitamina C, a laranja é um alimento antioxidante poderoso que auxilia na proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres. Durante uma dieta detox, a fruta é importante para fornecer ao corpo nutrientes que promovem saúde e fortalecem o sistema imunológico. Além da Vitamina C, ela também contém substâncias como os flavonoides, que protegem o corpo contra o estresse oxidativo e desempenham um papel importante na prevenção de doenças cardiovasculares.


Consulte um especialista

Apesar dos benefícios proporcionados pelos alimentos detox, é importante ressaltar que eles devem ser consumidos como parte de uma dieta balanceada, combinadas com um estilo de vida saudável e indicados por um especialista. “A detoxificação é um programa que deve ser levado com muita seriedade e orientado por um especialista. Além disso, é necessária toda uma programação alimentar”, esclarece o nutricionista funcional Helouse Odebrecht.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais