Cidadeverde.com

Teresina quer atrair novas startups de tecnologia com lei municipal de inovação

Imprimir

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) prepara uma série de ações para atrair a instalação de startups em Teresina. Entre as medidas está a elaboração de uma legislação municipal para regulamentar o funcionamento e estabelecer as  isenções tributárias que as empresas poderão obter caso optem por operar na capital.

"Fizemos a minuta, passamos para a Procuradoria Geral do Municipal e agora vai para a Câmara. Essa lei de inovação municipal prevê todas as políticas públicas de inovação e os benefícios fiscais para atrair as empresas que queiram testar suas tecnologias e investir na nossa cidade", explicou Iran Felinto, gestor da pasta, em entrevista ao Jornal do Piauí nesta segunda-feira (5).

No último mês de março, o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) editou um decreto estabelecendo as diretrizes para a criação e o funcionamento de ambiente regulatório controlado, Sandbox Regulatório, baseado no Marco Legal das Startups. Segundo o secretário da Semdec, a ideia é que com a nova legislação municipal Teresina atraia novas empresas do ramo tecnológico. 

Foto: Breno Moreno/Cidadeverde.com

“Com isso daremos mais segurança jurídica para as empresas se instalarem em Teresina. Nosso papel fundamental como gestor é tentar ao máximo a atração de investimentos e negócios, facilitando sua instalação. O básico para isso é criar todo o arcabouço jurídico para que essas empresas se sintam seguras para vir", reforçou Iran Felinto. 

Outra proposta da Semdec é que, após a regulamentação, empresas possam apresentar propostas para solucionar problemas da cidade. “A partir do momento em que ela consegue resolver algo, a prefeitura vai economizar muito. Então, além da questão de cidades inteligentes, teremos uma economia para o setor público”, pontuou o secretário. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais