Cidadeverde.com

Congresso das Cidades discute lei de proteção de dados na gestão pública

Imprimir

O administrador de empresas Agamenon Santa Cruz e o engenheiro eletrônico Washington de Almeida Júnior estarão na tarde dessa quarta-feira (07) na 3º Edição do Congresso das Cidades, para abordar sobre as realidades e desafios da Lei de Proteção de Dados (LGPD) na gestão pública.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Washington de Almeida, destacou que o principal desafio da LGPD no contexto da gestão pública garantir a privacidade dos dados da sociedade, principalmente no meio da transformação digital.

“A Lei Geral de Proteção de Dados traz como desafios as obrigações de garantir os diretos dos titulares que ali instituiu. Então dentro do contexto da transformação digital, ocorre que todo arcabouço que lida com a transformação digital deve ter imbuído em sua especificação, a privacidade já na concepção do produto que vai ser transformado digitalmente, então isso é o que eu vejo como o grande desafio para a gestão pública e quando a gente fala da gestão pública, a gente está falando em dados pessoais de uma comunidade, da sociedade e como garantir a privacidade em meio a todo esse arcabouço de transformação digital” explica o especialista.

O administrador Agamenon Santa Cruz e presidente da Associação dos Empreendedores, Empresas e Startups de Invenção e Inovação Tecnológica reforça ainda que a transformação digital precisa seguir três pontos importantes para ter viabilidade na execução técnica. 

“A gente costuma dizer que existem para questão digital três fatores que é importante. A viabilidade técnica de se fazer soluções, a viabilidade jurídica de se amarrar pontas, conectando com o marco legal e é lógico a viabilidade comercial, ou seja, quanto custa as soluções para tratar isso para o município, estados e para a sociedade de um modo geral. Então a Associação vem com esse fato de trazer desenvolvimento mais humanizado e conectando esses três pontos”, destaca. 

Foto: Rebeca Lima/Cidadeverde.com 

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais