Cidadeverde.com

Sesapi capacita municípios sobre Salas de Vacinas

Imprimir

A Secretaria de Saúde do Piauí, por meio da Rede de Frios, vai realizar nesta terça e quarta, uma capacitação sobre Sala de Vacina e o sistema SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) para os municípios das regiões de Teresina e Amarante.
 
A capacitação acontecerá nos dias 13 e 14 no auditório da Rede de Frio Estadual, das 8h às 18h. Na terça-feira (13), a capacitação será para os municípios da 4ª Regional de Saúde: Alto Longá, Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Nazária, Palmeirais, Pau D'Arco do Piauí, Teresina e União.
 
Já na quarta-feira (14), a capacitação será destinada aos municípios da 6ª Regional de Saúde: Agricolândia, Água Branca, Amarante, Angical, Barro Duro, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, Lagoinha do Piauí, Miguel Leão, Olho D'Água do Piauí, Passagem Franca do Piauí, Regeneração, Santo Antônio dos Milagres, São Gonçalo do Piauí e São Pedro do Piauí.
 
A programação inclui temas como logística, armazenamento, Sala de Vacina e análise dos dados de vacinação Rotina, Campanhas (e-SUS AB X SI-PNI). Estão sendo disponibilizadas 3 vagas por município, sendo uma para o Coordenador Municipal de Imunizações, uma para o Coordenador Municipal da APS (Atenção Primária à Saúde) e outra para o profissional que trabalha com o SI-PNI, podendo ser um operador ou um vacinador com habilidades de multiplicador municipal.
 
Segundo a coordenadora de imunização da Sesap, Barbara Pinheiro, é importante os profissionais estarem se atualizando em relação ao sistema vacinal. 

“Essa capacitação é de extrema importância para atualizar os profissionais de saúde sobre o sistema vacinal, garantindo que estejam preparados para lidar com a logística, armazenamento e aplicação adequada das vacinas. Além disso, a análise dos dados de vacinação permitirá um acompanhamento mais eficiente das rotinas e campanhas”, destaca.
 
Barbara reforça a importância de participação dos profissionais responsáveis pela imunização em cada município, bem como a oportunidade de oferecer a vaga para um vacinador com boas práticas no SI-PNI, caso o Coordenador Municipal de Imunização seja o mesmo da APS.
 
É necessário que cada município traga um computador (preferencialmente um notebook) com acesso à base municipal do e-SUS, que pode ser acessada online ou por meio de uma instalação offline do e-SUS AB PEC/CDS. Caso optem por trazer um computador desktop, é necessário que este esteja completo, incluindo teclado, mouse, monitor e nobreak/estabilizador, além de ter acesso à rede wi-fi.
 
A capacitação visa promover uma maior eficiência na execução do programa de imunização, garantindo que todos os profissionais envolvidos estejam atualizados e preparados para atender às demandas da população.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais