Cidadeverde.com
Cidades

Vídeo: casal abandona filhotes em frente a abrigo na zona Norte de Teresina

Imprimir

 

 

Fernando Machado, da ONG Lar do Nando, usou as redes sociais para denunciar um casal que abandonou quatro filhotes de cachorros em frente ao abrigo na madrugada de terça-feira (13) em Teresina.

No vídeo divulgado por Fernando é possível ver que o casal chega em uma motocicleta. Uma mulher que estava na garupa desce com uma caixa e deixa em frente ao abrigo. Depois eles saem do local. Os filhotes só foram encontrados pela manhã. Pelas redes sociais, Fernando pede informações sobre quem seriam os culpados e também pede doações de carrapaticidas, vermífugos, vacinas e alimentação dos animais que estavam debilitados.

"Deixaram na madrugada de segunda para terça, os animais foram deixados por um casal em uma motocicleta, que estavam encapuzados para não serem identificados e em uma moto sem placa. Botaram esses animais dentro de uma caixa e lacraram com fita adesiva e deixaram por volta de 2h50 na madrugada. Ao chegarmos às 7h da manhã percebemos esses animais na caixa e demos início aos cuidados iniciais. Eles estavam bem debilitados com carrapatos, alguns com olhos remelados. Foi feita coleta de sangue e foi dado medicamento", informou.

Fernando explicou que não se pode abandonar animais, mesmo que seja na frente de um abrigo. "O abandono é um caso que acontece corriqueiramente na nossa cidade, não só na porta de abrigo, mas em qualquer lugar. Muitas dessas pessoas acham que abandonar em porta de abrigo está correto, mas, na verdade não é. Abandono é crime, independente de onde sejam colocados esses animais. Os abrigos vivem lotados, cheios de dívidas. O Lar do Nando não recebe nenhum tipo de ajuda do poder público, temos quase 400 animais e precisamos da ajuda das pessoas que doam para manter o abrigo. Então recomendo sempre que castrem os animais, para eles não estarem se reproduzindo e que cuidem dos animais. Não existe nenhuma lei que obrigue ninguém a ter animal, mas exite lei que obriga a cuidar do seu animal", explicou.

A ONG busca padrinhos ou pessoas que desejam adotar os animais. Quem quiser ajudar com recursos financeiros, pode enviar o PIX para [email protected]. O local também aceita doações de rações, medicamentos e até ajuda de trabalho voluntário. O Lar do Nando está localizado na Quadra 138, Casa 13, no Residencial Jacinta Andrade.

 

 

Abandono é crime

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato. 

De acordo com a Organização mundial da saúde (OMS), no ano de 2022, existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães.

Em Teresina as denúncias podem ser realizadas na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, localizada na Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina, que tem como telefone o (86) 99449-2387.

 

Bárbara Rodrigues
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais