Cidadeverde.com

Equipes detectam ruídos subaquáticos em área de submarino desaparecido

Imprimir

Guarda Costeira dos Estados Unidos informou, na madrugada desta quarta-feira (21), pelas redes sociais, que a Força Aérea do Canadá detectou ruídos subaquáticos na área de buscas onde submersível desapareceu, no Oceano Atlântico. O pequeno veículo, com cinco passageiros, iniciou uma expedição para explorar os destroços do Titanic no último domingo (18), mas perdeu contato com a equipe responsável.

"A aeronave canadense P-3 detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos. Os dados também foram compartilhados com nossos especialistas da Marinha dos Estados Unidos para uma análise mais aprofundada", disse a Guarda Costeira.

A busca pelo submersível, intitulado Titan, desafia o tempo. Isso porque, segundo a Oceangate, empresa responsável pela expedição, o veículo conta com suprimento de oxigênio apenas até 5ª feira (22.jun).

Até o momento, as equipes de resgate, que utilizam equipamentos de alta tecnologia nas buscas, vasculharam uma área de 26 mil km.

Os destroços do Titanic, naufragado após colidir com um iceberg em abril de 1912, estão localizados próximos à província canadense de Newfoundland, a cerca de 4 quilômetros abaixo da superfície.

Além dos Estados Unidos, equipes especializadas do Canadá e da França também foram enviadas para auxiliar nas buscas pelo submersível.

"Embora a Guarda Costeira tenha assumido o papel de Coordenadora de Missão de Busca e Salvamento, não temos toda a expertise e equipamentos necessários em uma busca dessa natureza. O Comando Unificado reúne essa experiência e capacidade adicional para maximizar o esforço na solução desse problema complexo", disse o capitão Jamie Frederick, coordenador de resposta da Guarda Costeira norte-americana.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais