Cidadeverde.com

Municípios têm até 30 de junho para cadastrar propostas no Ministério da Saúde

Imprimir

Foto: Arquivo / Cidadeverde.com

Os gestores de saúde dos municípios piauienses tem até o dia 30 de junho para cadastrar propostas de estruturação e custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) no sistema do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária, encaminhou ofício para os municípios piauienses, alertando sobre o final do prazo.

No Piauí cerca de 70% dos municípios ainda não cadastraram suas propostas para o Ministério da Saúde. Os municípios, também, não encaminharam ofício para a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Os recursos solicitados ao Ministério da Saúde serão destinados à estruturação da Atenção Primária como compra de equipamentos médicos assistenciais, equipamentos de consultórios odontológicos, unidades odontológicas móveis, cadeira odontológica portátil, computadores e demais equipamentos de informática, reforma de unidades básicas de saúde e transporte sanitário eletivo.

A portaria, também, contempla assistência financeira emergencial para custeio de equipes multiprofissionais, equipes de saúde da família, equipes de saúde bucal e Centro de Especialidades Odontológicas.

“É essencial que os gestores municipais realizem esse cadastro no prazo estabelecido pelo ministério, e hoje estamos com 159 municípios que não enviaram suas propostas, por meio do Invest SUS e Egestor. Uma vez que essas propostas serão essenciais para o fortalecimento da Atenção Básica”, explica a gerente de Atenção Básica, Bhássia Barroso.

Os municípios devem enviar ofício com suas propostas para o e-mail ([email protected]) da CIB até amanhã (23), para que não haja prejuízo na aprovação por meio do órgão gestor.

“O envio da proposta para a CIB é necessário, pois a comissão analisa e aprova as propostas”, lembra a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais