Cidadeverde.com

Um dos atiradores que matou o empresário Nicolau Waquim se entrega à Polícia

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Um dos cinco indiciados pelo assassinato do empresário Nicolau Jorge Elias Waquim Terceiro, se apresentou nesta quinta-feira (22) na Delegacia de Homicídios de Timon. Segundo as investigações, Victor Samuel Medina da Silva, 19 anos,  é apontado como um dos autores dos disparos contra a vítima.

Ao Cidadeverde.com, a delegada Nayana Muller explicou que vinha discutindo com advogados e familiares de Victor há cerca de dois meses, após a polícia não ter conseguido dar cumprimento ao mandado de prisão preventiva em um endereço localizado no estado de São Paulo. Ao se entregar, o suspeito manteve-se em silêncio.

“Tentamos efetuar a prisão dele em São Paulo, mas ele conseguiu perceber a chegada da polícia. Desde então vínhamos conversando com a família e advogados dele para que ele se entregasse, o que ocorreu na data de hoje. Orientado pelos advogados, ele permaneceu calado e disse que só vai falar em juízo”, relatou a delegada.

Victor que estava foragido se entregou/  Empresário Nicolau Waquim (de blusa preta)

De acordo com as informações levantadas no inquérito, Victor e o adolescente teriam sido contratados pelo empresário e ex-sócio da vítima, Alberto Ribeiro Soares Filho, para executar o crime. Além de uma quantia em dinheiro, ambos teriam recebido do mandante o revólver usado para assassinar Nicolau Waquim a tiros.  
 
“Foram contratados para fazer a execução desse serviço, mas não conseguimos chegar ao certo nos valores. Ao que tudo indica, esses valores foram pagos em espécie, mas não conseguimos chegar nem mesmo através da quebra de sigilos bancários, mas sabe-se que ele recebeu uma arma calibre 38 utilizada na execução do crime e uma quantia em dinheiro, mas não sabemos precisar qual o valor”, ressaltou Nayana Muller.  

Após se entregar, Victor foi encaminhado para a Unidade Prisional (UP) de Timon. Com o cumprimento do mandado de prisão, a delegada avalia que pode-se considerar o inquérito como concluído. “Está fechado. Essa era a última diligência que a gente tinha a cumprir e agora a gente encerra esse procedimento", frisou. 

Victor Medina chegou a ser preso por um outro crime cerca de dois após a morte de Nicolau Waquim, mas acabou solto após o pagamento de fiança. Naquela ocasião, ele foi encontrado com uma pistola calibre .380, municiada e com um carregador. 

O crime

Nicolau Waquim Terceiro foi morto com sete tiros na madrugada de 18 de novembro do ano passado em sua residência, no bairro Parque São Francisco, em Timon (MA). Ele é filho do promotor de Justiça aposentado Nicolau Waquim e sobrinho da ex-prefeita de Timon e atual deputada estadual, Socorro Waquim.

A vítima estava na cozinha de casa quando foi alvejado a tiros por volta das 0h20. Os criminosos usaram um basculante da cozinha para fazer os disparos de arma de fogo.

Motivações do crime

As investigações concluíram que Nicolau Waquim foi executado por conta de um “desacordo” com o ex-sócio. Conforme citado pela delegada, a vítima descobriu que Alberto Ribeiro vinha realizando empréstimo em uma conta de pessoa jurídica compartilhada por ambos sem a sua anuência. Além disso, Nicolau Waquim estaria ameaçando denunciar o antigo sócio após descobrir a participação dele em outro crime. 

“Houve um desacerto. Eles eram amigos e pelo que a gente conseguiu levantar durante a investigação, a vítima teria descoberto do mandante algumas situações e estaria, em razão disso, provocando e chantageando o mandante. Também houveram outras situações, como empréstimos realizados em uma conta aberta na pessoa jurídica, uma forma de sociedade dos dois, mas que Alberto teria realizado alguns empréstimos sem a anuência do Nicolau. Posteriormente a isso, Nicolau tentando fazer com que Alberto pagasse esses empréstimos, teria descoberto que ele seria o mandante de um homicídio que aconteceu na época na zona rural da cidade de Timon, e isso doi o estopim para que a morte de Nicolau começasse a ser  arquitetada”, explicou Nayana Muller. 

Além de Victor e de Alberto Ribeiro, o ex-vereador timonense Kennedy Gedeon também consta na lista de indiciados pelo crime, por conta de uma antiga divergência por terras com a vítima. Apesar disso, o ex-parlamentar não foi preso por estar colaborando com o trabalho de investigação da polícia. 

 

Flash Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais