Cidadeverde.com

Lapsos de memória: confira 5 dicas para driblar essa falha no dia a dia

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

Ir até um local e esquecer o que te levou até lá; sair de casa e não se lembrar onde guardou as chaves; terminar uma conversa e não recordar o nome da pessoa com quem falou por horas. Diante de situações como estas, muitas pessoas se preocupam e pensam que esses esquecimentos repentinos podem ser problemas graves de memória, indícios de Alzheimer precoce ou até mesmo de tumores cerebrais. 

Mas, na realidade, esses episódios são comuns e mostram que a memória pode falhar em alguns momentos. Os também chamados de lapsos de memória podem acontecer por diferentes motivos e, majoritariamente, não são preocupantes, podendo ser facilmente revertidos. 

Diferentes estudos internacionais indicam que a memória pode ser estimulada para que esquecimentos repentinos se tornem cada vez menos frequentes no dia a dia. Criar mapa mental e realizar outras atividades, como jogos, podem ajudar a exercitar a mente e driblar os lapsos de memória. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis e práticas que proporcionem o bem-estar também auxiliam nessa empreitada. 


O que são lapsos de memória? 

Os lapsos de memória são momentos breves em que uma pessoa esquece algo de que normalmente se lembraria, como um esquecimento repentino de onde guardou o celular mesmo após tê-lo usado minutos antes. Esses episódios são comuns e estão presentes no dia a dia de qualquer um, mas quando se tornam recorrentes podem indicar comprometimento cognitivo.

No entanto, geralmente os lapsos de memória não são causados por motivos preocupantes. Eles podem acontecer devido à sobrecarga de informações no cérebro, aumento de estresse e falta de hábitos saudáveis como má alimentação, hidratação ou noites de sono desreguladas. 

Há ainda episódios em que os lapsos de memória estão relacionados a problemas emocionais como depressão. Segundo o médico João Paulo Machado de Sousa, alguns pacientes com quadro depressivo relatam enfrentar problemas de memória, que podem ser causados pelos medicamentos ou pela própria doença. 

Estudos científicos também abordam que os lapsos de memória podem se tornar cada vez mais perceptíveis com a chegada da meia-idade. Uma pesquisa publicada no jornal britânico The Guardian aponta que o cérebro começa a perder a nitidez da memória e o raciocínio a partir dos 45 anos, favorecendo o surgimento desses episódios.

Cabe ressaltar que, apesar de geralmente não apresentarem indícios de algo grave, os lapsos de memória devem ser observados com atenção. O momento para se preocupar com eles é quando começarem a afetar capacidades cognitivas diárias. Esquecer onde os óculos foram guardados é algo normal, mas se o motivo de esquecimento for sobre a utilidade do objeto ou onde são usados, é preciso procurar um profissional. 


Dicas para evitar lapsos de memória

Estimular a memória é um tópico abordado por muitos cientistas pelo mundo. De acordo com o neurologista Richard Restak, o desgaste da memória pode ser evitado ao exercitá-la diariamente. Portanto, investir em algumas práticas pode ajudar a driblar os lapsos de memória e manter a mente ativa e em forma. 


1 - Exercite a memória 

A primeira dica para ter uma mente saudável é seguir o conselho do neurologista: exercitar a memória. O cérebro humano precisa ser estimulado frequentemente e isso pode ser feito por meio de atividades, jogos, livros e novos passatempos. Apesar de parecer simples, todos esses mecanismos podem ajudar a melhorar a capacidade da memória e diminuir as chances lapsos. 

É possível investir em aulas de dança, aulas de idioma, aprendizados com novos instrumentos musicais, livros de diferentes gêneros e até mesmo em jogos como Sudoku. Para quem quer testar novas ferramentas, também pode-se apostar no uso de mapa mental. 

Esse recurso gráfico auxilia na organização de informações de forma hierárquica, podendo ser usado com desenhos, símbolos, cores e letras. De modo geral, o mapa mental ajuda a reter informações e criar ligações entre elas, estimulando a memória a assimilar rapidamente os tópicos dispostos ali. 


2 - Mantenha uma alimentação saudável 

Alimentação, hidratação e prática de atividades físicas são importantes para a saúde física e mental. Uma pessoa que se alimenta e se hidrata da forma correta possui todos os nutrientes necessários para manter o cérebro e o organismo funcionando perfeitamente. 

A Associação Americana de Cardiologia desenvolve o programa denominado Life’s Simple 7, no qual elenca sete passos que auxiliam na prevenção de demências e na melhora da memória. Entre as dicas da associação estão a alimentação saudável, o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e o controle do colesterol.


3 - Pratique exercícios físicos 

Praticar atividades físicas também é relevante para quem deseja driblar os lapsos de memória. Assim como exercitar a mente, os exercícios para o corpo também podem atuar no armazenamento e no processamento de informações do cérebro. 

Manter o hábito de se exercitar melhora a memória, a atenção, a concentração, o raciocínio e o foco. Sendo assim, as atividades físicas atuam como aliadas para o controle da saúde do corpo e da mente. 

As possibilidades são diversas e devem ser escolhidas conforme o gosto do praticante. É possível investir em aulas de musculação, natação, dança, ioga e lutas como boxe ou jiu-jitsu.


4 - Atente-se ao descanso

Diferentes estudos apontam que descansar bem causa impactos significativos para o corpo e a mente. Respeitar uma rotina com horas suficientes de sono deve ser considerado para o controle de lapsos de memória.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa Leibniz, na Alemanha, apontou que a privação de sono causa alterações na ativação cerebral e nas conexões entre neurônios, ocasionando problemas de memória e concentração. 


5 - Relaxe a mente 

Uma das causas para lapsos de memória é o estresse, que junto com a correria do dia a dia, pode sobrecarregar o cérebro. Por esse motivo, é essencial buscar por bem-estar ao fazer atividades que proporcionem prazer e relaxamento. 

Praticar meditação, assistir a um filme, provar sabores novos, encontrar os amigos ou até mesmo fazer skincare enquanto escuta música podem ajudar a diminuir o estresse e deixar a mente em paz.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais