Cidadeverde.com

Teatro Saraiva, em Parnaíba, está fechado por falta de alvará do Corpo de Bombeiros

Imprimir
  • teatro10.jpg Arquivo Pessoal
  • teatro20.jpg Arquivo Pessoal
  • Teatro30.jpg Arquivo Pessoal
  • Teatro40.jpg Arquivo Pessoal
  • Teatro50.jpg Arquivo Pessoal
  • Teatro60.jpg Arquivo Pessoal
  • Teatro70.jpg Arquivo Pessoal

O Teatro Saraiva, localizado em Parnaíba está fechado para shows e espetáculos. De acordo com seu idealizador, Joaquim Lopes Saraiva, o teatro depende de um alvará do Corpo de Bombeiros para receber, novamente, o público. O Corpo de Bombeiro explica que as exigências feitas visam garantir a segurança contra incêndio e situações de pânico.

O teatro foi inaugurado em 2018 após quase 10 anos de obras. À época, o espaço recebeu recursos do Governo do Estado, através da Secult e do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), da ordem de pouco mais de R$ 1,3 milhão para custear obras de reforma.

Há cerca de dois anos, Joaquim Saraiva, iniciou novas obras no local, para a construção de um espaço aberto com capacidade para 130 pessoas, nos fundos do prédio original. Neste espaço, o idealizado do teatro explicou que são realizados espetáculos menores e eventos populares. "O Corpo de Bombeiros pediu inicialmente uma atualização do projeto, porque neste dois anos, em que estamos fazendo a obra, a legislação de segurança mudou muito", explicou Saraiva.

Após a atualização do projeto, o Corpo de Bombeiros encontrou um novo problema, que está inviabilizando, agora, o funcionamento dos dois espaços do teatro.

"Após a análise desta proposta de projeto, foram realizadas exigências no projeto para que o espaço se adeque à legislação, que preza pela segurança contra incêndio e pânico. Principalmente, em um dos itens principais em locais de reunião de público que são as saídas de emergência. O teatro está em processo de regularização, está sem alvará do Corpo de Bombeiros, no momento até concluir o processo", explicou o tenente Thiago Carvalho, do Corpo de Bombeiros.

Joaquim Saraiva explicou que o Corpo de Bombeiros exigiu mudanças, que inviabilizam o seu projeto. "Agora além de não poder realizar apresentações ao ar livre preciso, também, demolir a obra que fizemos nos fundos do imóvel, com tanto custo, para que a parte principal, composta pelo prédio original do teatro, possa funcionar também", lamenta Joaquim Saraiva.

O Corpo de Bombeiro nega que tenha exigido a demolição do espaço. "Não foi exigido a demolição, o proprietário pode ter optado por essa alternativa como meio que julgou melhor para solucionar a exigência das saídas de emergência, e se regularizar perante o Corpo de Bombeiros", explicou o tenente Thiago Carvalho.

O teatro Saraiva tem capacidade de 300 lugares e foi inaugurado em 2018. No local, há cinco salas, teatro com capacidade para 300 pessoas, dois camarins, um café-bar, além de acomodação para os artistas que se apresentam no espaço.

Com a entrega do Teatro Saraiva, o local passou a receber os projetos realizados pela Secult. Por lá já passaram nomes como Paulo Ricardo, Vanessa da Matta, Wanderléa, Marcelo Jeneci entre outros artista que se apresentaram pelo projeto Seis e Meia.

A reforma realiza em parceria com o Governo do Estado, quando de sua inauguração, contemplou som e iluminação, troca do piso do palco, pintura interna, cortina, carpetes, climatização, plataforma para deficientes, poltronas e caixa cênica.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais