Cidadeverde.com

Garoto recebe UTI em casa e é transferido

Imprimir
Fotos: YalaSena/CidadeVerde.com
 
Caminhando com dificuldades, vestido em uma camisa do time de São Paulo, o garoto Diego Rodrigues, 13 anos, se despedia de pacientes, enfermeiros e médicos. É uma despedida histórica. Pela primeira vez, os pais ganham na justiça o direito de ter uma UTI domiciliar para o filho no Piauí.
 
O garoto que é portador de uma rara doença neuromuscular degenarativa progressiva acaba de sair do Hospital Infantil onde morou na Unidade de Terapia Intensiva por quatro anos e está voltando para sua casa na cidade de Altos (37 km de Teresina). A mudança só foi possível porque ele ganhou na Justiça o direito de ter os aparelhos da UTI em casa já que Diego não consegue respirar sem ajuda das máquinas.
 

Em sua saída, Diego despediu-se de todos os funcionários do hospital e saiu andando com o aparelho respiratório sendo levado pela mãe, Socorro Rodrigues e enfermeiras. Emocionada, a mãe do garoto que está muito feliz por ter conseguido levar seu filho para casa. “Depois de muita luta conseguimos essa conquista”, alegra-se. A residência da família foi toda adaptada. Os aparelhos de respiração ficam no quarto de Diego.
 

Marcelo Madeira, diretor geral do Hospital Infantil, diz que a Secretaria de Saúde comprou quatro aparelhos, dois ficam na casa de Diego e outros dois no hospital. “Pelo resto da vida dele, ele vai respirar com ajuda de aparelhos”, afirma o médico.
 

A prefeitura de Altos fez um treinamento com o pessoal que irá fazer o atendimento na casa do Diego. Na semana passada, o Ministério Público entrou com ação solicitando ao estado a autorização para liberar o equipamento para o garoto.
 


 
Flash de Yala Sena (direto do hospital)
Redação Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: