Cidadeverde.com

Em CPI, presidente da Equatorial anuncia construção de subestações no Piauí

Imprimir

Foto: Paula Sampaio

O presidente da Equatorial Piauí, Hélio Rafael Filho, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, afirmou que a companhia já investiu pelo menos R$ 2 bilhões no Piauí. Ele foi convocado nesta quarta-feira (28) para ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que apura denúncias sobre a prestação de serviços à população piauiense. 

A CPI da Equatorial ouviu pelo menos 24 pessoas ao longo de três meses. Entre as principais reclamações estavam a instabilidade no serviço de energia elétrica. Em resposta, o presidente da empresa no Piauí informou que prepara um conjunto de investimentos para o período de 2023- 2024. Serão 13 novos conjuntos de obras no Norte, Sul e região metropolitana do estado. 

Ainda em entrevista ao portal Cidade Verde, o presidente reconheceu que, apesar dos investimentos, ainda há muito a ser feito.
O Grupo Equatorial Energia chegou no Piauí em outubro de 2018, quando foi a única empresa privada do setor elétrico a participar do leilão de privatização da antiga Eletrobrás/Cepisa.

Hélio Rafael Filho descreveu que, ao se instalar no Piauí, a empresa encontrou um cenário que carecia, principalmente, de investimentos estruturais. Segundo ele, parte das subestações estavam abandonadas, com estrutura defasada e tomadas pela alta vegetação, o que trazia insegurança e, consequentemente, interrupções nos serviços. 

“Colocamos ênfase em investimentos que compõe o sistema de distribuição, que são as subestações e linhas que compõem o sistema elétrico, canais digitais, programas sociais. Mas, evidentemente, há um reconhecimento da Equatorial, que em função do que encontramos aqui, no que foi repassado pela gestão pública, nesse sistema elétrico abandonado e com baixo investimento, ainda há muito a ser feito”, declarou. 

Segundo o presidente da CPI, Evaldo Gomes (Solidariedade), a apuração entrará agora na fase de elaboração do relatório final. “A previsão é de que o documento seja apresentado no final de agosto ou no começo de setembro”, pontuou. 


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais