Cidadeverde.com

Acidente com ciclista em Picos gera preocupações sobre segurança nas estradas

Imprimir

Nessa segunda-feira (27), um acidente envolvendo um ciclista gerou preocupações sobre a segurança dos praticantes desse esporte em Picos. O ciclista, Elder Dias, sofreu uma colisão grave na BR 316. O acidente envolveu um ônibus escolar, porém, felizmente, o ciclista não se encontra em estado grave de saúde. No entanto, ele passará por cirurgia devido à fraturas.

Em entrevista para o portal, Felipe Brandão, que também é ciclista, comentou sobre o acidente e relembrou outras situações, destacando a necessidade de medidas para garantir a proteção dos ciclistas e pedestres que compartilham as vias:

"Essa situação com o Elder foi a mais grave até então. Realmente foi um acidente, um atropelo, mas já houve vários relatos de fechamentos. Frequentemente, testemunhamos situações em que motoristas fecham a passagem dos ciclistas, e isso é uma preocupação, porque saímos de casa para praticar o esporte e não sabemos se voltaremos. Infelizmente, esses últimos episódios mostram o quão perigoso está trafegar pelas rodovias", afirma o ciclista.

Elder estava a caminho de encontrar seu grupo de ciclismo quando ocorreu a colisão com um ônibus escolar da Secretaria de Educação de Picos. O ciclista sofreu múltiplas lesões, incluindo fraturas na clavícula e no joelho, além de ferimentos no cotovelo e na cabeça. O acidente com Elder despertou a preocupação da comunidade ciclística, que busca conscientização e medidas para garantir a segurança dos praticantes desse esporte.

Alcione Miranda, outro ciclista, também enfatizou a importância da educação no trânsito. Ele destacou a necessidade de priorizar os ciclistas e pedestres, considerando que eles são mais vulneráveis em relação aos demais veículos. Alcione pediu ações que promovam a mudança de percepção e um maior respeito no trânsito.

Nosso intuito aqui não é pedir exclusivamente ciclovia ou ciclofaixas. A curto prazo, acredito que o que influenciará mais é a educação. O poder público deveria centralizar e disponibilizar esforços para promover e incentivar ações que evitem mais acidentes como este. Na estrada, o correto é dar preferência aos menores, pois quando você está dentro de um automóvel, caminhão ou ônibus, está encapsulado, está protegido. Enquanto quem está em uma bike, somos nosso próprio para-choque, comenta o ciclista.

Felipe Brandão, por sua vez, reforçou a importância do ciclismo na cidade, mencionando a realização de um grande evento de mountain bike em breve. Ele ressaltou que os ciclistas não desejam ser uma referência negativa, mas sim uma referência positiva para a comunidade. Felipe alertou para a necessidade de segurança em todas as horas do dia, uma vez que muitos ciclistas só têm disponibilidade para pedalar à noite.

O ciclista Elder Dias compartilhou sua experiência e visão sobre o ciclismo e a importância da conscientização no trânsito. Segundo ele, os ciclistas são uma parte frágil nesse ambiente, expostos aos riscos dos veículos maiores. Além disso, ele relatou como aconteceu o acidente:

Ao passar para a via central, após o encerramento das vias laterais, havia um ônibus escolar parado no acostamento. Acabei ultrapassando o ônibus pela pista central e, em seguida, retornei ao acostamento. Logo adiante, senti a colisão lateral do ônibus, na parte do acostamento. Senti o pneu traseiro bater na minha perna, onde estou ferido aqui, e depois fui jogado para fora da pista. O ônibus foi embora, acredito que o motorista tenha me visto, relata o ciclista.

 

O ciclista, vítima do acidente, faz parte de uma equipe de ciclismo composta por 46 atletas que se preparam para uma competição importante em Picos, um dos maiores eventos de mountain bike do Nordeste. Infelizmente, neste ano, o ciclista não poderá participar do evento e lamenta a situação.

E assim, você acaba sendo prejudicado, porque você vem treinando durante anos para realizar provas e acontece isso. Coincidentemente, na última sexta-feira (23), eu tinha passado pela nutricionista e atingido a massa muscular, o peso ideal. Já estava inscrito em algumas competições e iria correr em Picos, Floriano e em São Raimundo Nonato, e agora minha temporada de competições está totalmente encerrada. Creio que tenha havido imensas avarias no meu equipamento, que é de alta precisão, todo em fibra de carbono, mas a principal situação é a minha condição física, porque vou passar por fisioterapia, recuperação e ainda cirurgia, afirma o ciclista.

O caso de Elder será levado às autoridades competentes, tanto em âmbito penal quanto criminal, buscando uma maior atenção e direcionamento para essa questão. Os ciclistas expressaram a vontade de transformar essa situação em uma oportunidade de conscientização e mudança, visando à segurança de todos os envolvidos no trânsito.

"Quem causou essa situação tirou um sonho de um atleta amador", finaliza Elder.

Em Nota a Prefeitura Municipal de Picos informou que está a disposição da vítiva, para auxiliar e que foi aberto um procedimento administrativo para a apuração do fato e a responsabilidade do servidor na ocorrência. O motorista foi afastado de suas funções.

Foto: Redes Sociais


por Edielson Mota

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais