Cidadeverde.com

Produção de soja no Brasil cresceu mais de 570% em 30 anos

Imprimir

Nos últimos 30 anos, a produção de soja no Brasil saltou de 23 milhões, para 155 milhões de toneladas. Um crescimento de mais de 570%.

Essa expansão da soja é impulsionada pela demanda externa e o valor do produto no mercado internacional. O que faz o cultivo, tradicionalmente concentrado em grandes propriedades do sul, centro oeste e norte do país, despertar o interesse também de pequenos e médios produtores de outras regiões. 

É o caso de Atibaia, no interior de São Paulo. A soja ainda não tirou do município o título de capital nacional do morango. Mas tem agradado quem optou pela oleaginosa.

O produtor rural Fábio Felício colheu, na última safra, 24 mil sacas de 60 quilos. Ele vê como vantagem o escoamento rápido da produção, reduzindo os custos. "Toda essa soja é exportada através do porto de Santos, que pra nós está muito perto. Estamos a 120 quilômetros do porto de Santos.

Com a normalização do mercado de commodities após a pandemia e a falta de fertilizantes, a cotação da soja caiu 23,2% este ano. Mesmo assim, o preço, em média de R$ 130 a saca, segue vantajoso, de acordo com o professor de economia agrícola da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Felippe Serigati.

"A rentabilidade da soja está menor. Só que você teve uma contração, uma contração em intensidade menor na soja, do que houve em outras culturas, como, por exemplo, o milho", explica. 

Foto: Arquivo/ Revista Cidade Verde

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais