Cidadeverde.com

Obra de ampliação de 2 km do metrô de Teresina será iniciada neste mês

Imprimir

Foto: Francisco Leal / CCom

A linha férrea do metrô de Teresina terá uma ampliação de dois quilômetros para a zona Sudeste da capital. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Público (CMTP), José Augusto Nunes, informou que a obra já está licitada e deve começar ainda neste mês.

“Há uma demanda da sociedade, sobretudo nos bairros Sul e Sudeste, Norte, Leste, para que o VLT alcance todas essas comunidades. Os projetos estão sendo realizados e aquele primeiro, que é o que expande até o bairro Colorado, Frei Damião, adjacências de Gurupi, Todos os Santos está licitado, contratado, de modo que esperamos que até o final deste mês a obra seja de fato iniciada”, ressaltou o presidente.

Atualmente o metrô de Teresina tem 13,5 quilômetros de extensão e cerca de cinco mil usuários por dia. Com a ampliação, a capacidade de passageiros deverá dobrar.

“Essa é uma obra que alcançará, por conta dos nossos levantamentos, algo em torno de 4.500 a 5.000 usuários por dia que serão agregados ao VLT. Temos também estudos que apontam que as pessoas se deslocam dos bairros para o Centro por conta do comércio e sobretudo para o polo de saúde aqui nessa zona central”, acrescentou José Augusto Nunes.

José Augusto Nunes destacou ainda que será criada uma nova estação férrea com acessibilidade e pontos de comércio.

“Serão mais dois km de linha férrea com qualidade, novos trilhos e o mais importante, a primeira estação de fato confortável para que o usuário possa usufruir com segurança e sobretudo de modo bem tranquilo. Será uma estação com acessibilidade, já estamos discutindo pontos de apoio de parceiros para pequenos comércios, de modo que será a primeira grande estação na cidade de Teresina, fora da estação da Praça da Bandeira, que terá condições de atender o usuário com absoluta segurança e conforto”, destacou.

Com os recursos garantidos, segundo o presidente da CMTP, a previsão é que obra seja inaugurada em julho do próximo ano. Também está prevista para iniciar nos próximos meses a implantação da bilhetagem eletrônica para o metrô de Teresina.

“É uma obra que já está bastante definida, discutida e com recurso assegurado para que seja implantado de forma mais célere e urgente porque é uma demanda do estado, do governador e da comunidade. Acredito que até o mês de julho, ou seja, daqui um ano, possamos já inaugurar esse grande empreendimento e entregar à cidade de Teresina”, finalizou o presidente.

 

Rebeca Lima
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais