Cidadeverde.com

PIB brasileiro pode crescer até 2,39% com a reforma tributária, revela Ipea

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Brasil continua debatendo sobre as vantagens e desvantagens da reforma tributária. Para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a promulgação da medida, já aprovada pela Câmara dos Deputados, poderia resultar em um crescimento de 2,39% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2032, em relação ao cenário sem nenhuma reforma. 

Isso porque, segundo a entidade, o substitutivo da proposta apresenta uma alíquota maior, que tende a minimizar perdas nos estados e municípios, o que resultaria em um crescimento econômico sustentável. Com a implantação da reforma, portanto, há condições de levar a economia brasileira a um patamar mais elevado.

"As propostas de reforma promovem mudança estrutural em favor de setores com cadeia produtiva mais longa, com maior efeito multiplicador e, consequentemente, com maior produtividade. Assim, além de promover crescimento econômico, a reforma alinha a economia brasileira para crescer ainda mais", explica o pesquisador João Maria de Oliveira.

Outro ponto abordado diz respeito ao resultado positivo para o saldo do emprego. Ainda que os ganhos sejam pequenos, há aumento de emprego mais qualificado e de maior rendimento. Mas, com a mudança nos tributos, há ganhos reais na produtividade do trabalho, pois estimula o aumento da oferta de emprego.

"Temos uma oportunidade agora com esse consenso criado entre estrutura produtiva, diversos setores, os três entes federativos e, principalmente, estados e municípios [que são afetados de formas diferentes, dependendo da região]. Acho que o consenso é possível, parece estar próximo e vai oportunizar que o Brasil esteja num estágio avançado de crescimento econômico", avalia João Maria.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais