Cidadeverde.com

Delta Tour de Ciclismo de Estrada acontece dias 29 e 30 em Parnaíba

Imprimir

Foto: Márcia Cristina

A 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada será com brisa do mar, direto do litoral do Piauí. De 29 a 30 deste mês de julho, acontecerá no município de Parnaíba, a 340 km da capital Teresina, o Delta Tour de Ciclismo, competição válida pela 3ª etapa do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada 2023. As inscrições estão abertas ainda com o 1º lote nos sites da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP www.fcp-pi.esp.br ou na plataforma de inscrições www.agendaoffroad.com.br. Estão disponibilizadas 300 vagas para as categorias oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A competição será disputada na categoria resistência e acontecerá em circuito fechado com largada da Av. São Sebastião, no sentido da Lagoa do Portinho, com cerca de nove (09) km. 

Nesse tipo de modalidade de competição, a resistência, os ciclistas fazem a largada em baterias separadas por categorias; eles completam a prova em um prazo de tempo, que varia dependendo da categoria em que o atleta está inscrito. Vencem a prova, os que completarem as baterias no menor tempo. Em geral, a maioria das categorias terão uma hora de prova mais uma volta para pedalarem. 

Além das categorias oficiais do masculino e feminino, que são elite, as másters, júnior, infanto-juvenil, juvenil e sub-30, a FCP também abriu inscrições para as não oficiais, para ciclistas não federados. Entre elas: Open, PNE (Portadores de Necessidades Especiais), esta com inscrições gratuitas, Open Pesadão (acima de 100 kg) e Open Masculino e Feminino (acima de 18 anos). Essa é uma forma de incentivar que pessoas de vários municípios possam participar de competições oficiais e incentivar a prática do esporte.

Nesse tipo de competição, os atletas devem buscar ler o regulamento, que possui regras específicas que devem ser cumpridas. Entre as mais importantes trata-se do chip que sinaliza as passagens de tempo de cada atleta.  Cada competidor receberá o numeral com chip instalado no adesivo. Ele será responsável pelo numeral da sua bicicleta durante a prova. O atleta que estiver sem o numeral na bike será desclassificado imediatamente. Além disso, o numeral deve ser devolvido após a bandeirada de chegada para a retirada do chip.


Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais