Cidadeverde.com

Teresina registra aumento e atinge mais de 2.800 casos confirmados de dengue, diz FMS

Imprimir

Foto: Fiocruz

A cidade registrou um novo aumento e já tem 2.860 casos confirmados de dengue neste ano de 2023, diz boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, de 3 de julho. 
 
No último boletim, de 26 de junho, eram 2.481casos confirmados, então ocorreu um aumento 379 casos em sete dias. A cidade também já conta com 4.060 casos notificados. Até o momento não existe nenhuma morte pela doença. 
 
Já a Chikungunya, que também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, são 1.444 casos notificados, o que é um aumento de 64 casos em sete dias. A doença já tem 1.915 casos notificados. Não existem óbitos confirmados, mas dois casos estão sendo investigados.
 
O Zika Vírus segue com cinco casos confirmados e 27 notificações da doença, onde também não foram registradas mortes.
 
O mosquito aedes aegypti se prolifera em água parada. Os dados ainda seguem em baixa se comparados ao ano de 2022, onde Teresina teve mais de 16 mil casos confirmados de dengue e 11 mortes durante todo o ano.
 
Nova vacina
 
A nova vacina contra a dengue, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma, ficou disponível para aplicação no Brasil. Apelidado de Qdenga (TAK-003), o imunizante é o primeiro liberado no país para pessoas que nunca tiveram contato com a doença e será ofertado em clínicas privadas.
 
Segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), o custo da aplicação da vacina deverá variar entre R$ 350 e R$ 500, dependendo do estado. O registro da Qdenga foi aprovado em março deste ano, sendo aplicada em duas doses, com intervalo de três meses. O imunizante, com eficácia de 80,2%, é indicado para crianças acima de quatro anos e pessoas até 60 anos e pode ser aplicado em cidadãos que já foram infectados pelo vírus.
 
Cuidados
 
Atente-se aos vasos de plantas
  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água
  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta
  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
Higienize recipientes que armazenam água
  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
Tenha cuidado com o lixo
  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual
  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas
 
Bárbara Rodrigues
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais