Cidadeverde.com

Encontro de casas de terreiros em Paquetá do Piauí fortalece a religião de matriz africana

Imprimir

No último final de semana, a cidade de Paquetá do Piauí sediou o encontro de casas de terreiros de comunidades quilombolas, realizado no Quilombo Costaneira. O objetivo do evento foi promover uma troca enriquecedora de experiências entre as diversas casas e comunidades quilombolas do estado. Durante 3 dias intensos, umbandistas reuniram-se em palestras e rodas de conversa para fortalecer sua religião, garantir o respeito e combater a intolerância religiosa.

A iniciativa, realizada em parceria com a coordenação estadual quilombola e a Universidade Estadual de Picos, teve como propósito desfazer paradigmas e quebrar barreiras, mostrando que a religião de matriz africana possui uma articulação social, cultural e política. O combate ao preconceito e a erradicação da intolerância religiosa foram objetivos centrais do encontro, que também celebrou a importância da religião para seus seguidores.

O encontro contou com a participação de pesquisadores de universidades públicas do estado e de outras regiões, contribuindo para o entendimento e a reconstrução da memória e ancestralidade. Alunos tiveram a oportunidade de imergir em uma comunidade quilombola, experimentando um formato de evento diferenciado e conhecendo os protagonistas da história em seus espaços de origem. A iniciativa busca promover o aprendizado, o combate ao racismo e a justiça global racial.

por Edielson Mota

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais