Cidadeverde.com

Sesapi vai abrir leitos pediátricos após alta nos casos de síndromes respiratórias

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou nesta quarta-feira (12) a abertura de leitos pediátricos na rede pública estadual para o enfrentamento de casos de Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida é resultado do decreto do Governo do Estado, que declarou situação de emergência em saúde por conta do aumento de casos e de internações por conta da doença no estado. 

O plano de enfrentamento elaborado pela Sesapi prevê a abertura de dez leitos de UTIs no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp), em Teresina, além de garantir mais 73 leitos com suporte respiratório nas unidades estaduais voltados para os atendimentos de síndromes respiratórias.

De acordo com dados da Sesapi, foram registradas 1.303 internações por SRAG no primeiro semestre de 2023. O pico do número de internações ocorreu em maio, com um total de 400 notificações, o que representou 31% de todas as internações do semestre, sendo 40% dessas internações referentes ao público de 0 a 5 anos.

De janeiro a fevereiro houve um decrescimento no número de internações e, a partir do mês de março, iniciou-se um aumento expressivo e consecutivo das notificações, chegando a 43% em relação ao mês anterior. Já em abril o aumento foi de 71% em relação a março. 

“Além desses leitos reservados para o atendimento de casos de SRAG também estamos trabalhando a ampliação da vacinação de nossas crianças junto aos municípios, uma vez que a vacina é uma das principais formas de evitar complicações e a evolução de casos graves. Tudo isso é focado em evitar um cenário de aumento de casos das síndromes respiratórias graves”, explica Joselma Oliveira, assessora técnica da superintendência de gestão de média e alta complexidade.

De acordo com as informações coletadas no Sive Gripe, apesar dos meses de janeiro e fevereiro apresentarem o menor número de internações por SRAG, houve uma maior necessidade de internações desses pacientes em UTI. 
Nos meses de janeiro e fevereiro, 32% e 20% dos pacientes internados necessitaram de UTI. Enquanto nos demais meses, esse percentual variou de 13 a 17%.

Em março e junho, por exemplo, Teresina foi responsável por 95 e 96% das internações. Parnaíba foi a segunda cidade em percentual de internações.

O superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo, ressalta que não há estrangulamento de leitos.

“Estamos tomando uma medida de prevenção para garantir leitos para quem precisar. É importante que pais e responsáveis adotem medidas para reforçar a higienização e evitar o adoecimento”, disse o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campêlo.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais