Cidadeverde.com

Dia Mundial do TDAH: confira cinco dicas para identificar o transtorno

Imprimir

Foto: Freepik

O dia 13 de julho marca o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estabelecida para aumentar a compreensão sobre esse transtorno em todo o mundo, a data também tem como objetivo ressaltar a complexidade do diagnóstico e cotidiano das pessoas com TDAH nos diversos ambientes e contextos em que estão inseridas e seus familiares que acompanham.

Nos últimos tempos o diagnóstico de TDAH vem aumentando no Brasil e no mundo. Embora seja difícil fornecer números exatos sobre prevalência, devido à falta de estatísticas abrangentes em muitos países, existem várias razões possíveis para isso.

Uma delas é uma maior conscientização e entendimento do TDAH por parte de profissionais de saúde e da própria população, que tem buscado informações sobre o tema.

À medida que a informação sobre o transtorno se torna mais amplamente disponível, mais pessoas podem buscar avaliação e tratamento.

Pensando nisso, a psicopedagoga e neuropsicóloga Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztein; o médico especialista em Neurologia Infantil e da Adolescência, Dr. Rubens Wajnsztejn; e Esp. Ketlyn Gil Garcia, pedagoga e neuropsicopedagoga, listaram cinco tópicos que podem servir de alerta e informação. 

É importante ter consciência de que ter um ou mais sintomas desta lista não significa que a pessoa tenha TDAH. O diagnóstico é feito apenas por médicos e profissionais de saúde habilitados levando em conta diversos fatores. Mas, se você identifica ou conhece alguém que possua algum destes sintomas talvez seja indicado procurar orientação médica.

 

Confira as dicas dos profissionais:

1. Dificuldade em manter o foco

Se você constantemente se encontra distraído, com dificuldade em concentrar-se em tarefas ou com dificuldade em manter a atenção em conversas, pode ser um sinal de TDAH. Pessoas com TDAH geralmente tem dificuldade em organizar suas tarefas diárias, como manter um calendário, cumprir prazos ou manter um ambiente de trabalho arrumado.

Inclusive enfrentam dificuldades em suas realizações acadêmicas ou profissionais que podem afetar negativamente o desempenho nessas áreas. A dificuldade em reter informações importantes ou lembrar-se de detalhes pode ser um desafio.

Se você se sente perdido ou confuso quando recebe instruções ou tem dificuldade em seguir um plano, isso também pode ser um indício de TDAH.

 

2. Hiperatividade

A hiperatividade é caracterizada por uma sensação constante de inquietação física e/ou mental, e uma necessidade de se mover ou tocar objetos continuamente.

Se você tem dificuldade em ficar parado ou sente uma inquietação interna constante, isso pode indicar TDAH, assim como a impaciência, frustração e irritabilidade.

 

3. Impulsividade

Comportamentos impulsivos, como falar ou agir sem pensar nas consequências, são comuns em pessoas com TDAH. Se você tem dificuldade em controlar impulsos ou frequentemente toma decisões precipitadas, pode ser um indicativo de TDAH.

 

4. Problemas de relacionamento

O TDAH pode afetar negativamente os relacionamentos pessoais e profissionais. Dificuldade em prestar atenção aos outros durante uma conversa, interromper constantemente ou parecer desatento podem criar dificuldades nas interações sociais.

 

5. Histórico familiar

Se você tem parentes próximos, como pais ou irmãos, que foram diagnosticados com TDAH, isso aumenta a probabilidade de você também ter o transtorno. Não é uma regra, mas há estudos que apontam que uma das possíveis causas do transtorno é um componente genético.

 

Além dos tópicos acima, também é possível contar com o auxílio de outras ferramentas.

A campanha #TDAHAlémDosRótulos, é um exemplo. Criada pela Cellera Farma, é uma iniciativa importante que busca destacar a importância de compreender o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para além dos estigmas e estereótipos associados a ele. Através dessa campanha, a farmacêutica tem como objetivo oferecer informações educativas, ferramentas e recursos que possam ajudar tanto as pessoas com TDAH, quanto seus familiares e a sociedade em geral.

Conheça algumas dessas ações:

1 – Turma da Mônica | Revista em quadrinhos “Mais que um Transtorno”

E para tornar tudo mais descontraído, a Cellera Farma em parceria com a Mauricio de Sousa Produções criaram uma revista em quadrinho especial sobre o TDAH. Prepare-se para mergulhar em um aprendizado em família! Para acessar é só clicar no [link].

 

2 - Teste Online para crianças e adolescentes

Para os pais que estão preocupados com o comportamento dos filhos, também é possível fazer um teste online que pode identificar possíveis sinais de TDAH por meio da Escala de Avaliação de Crianças e Adolescentes para TDAH e TOD-SNAP IV no [link]. Lembrando que não se trata de um diagnóstico.

 

3 - Organizador de tarefa diárias

Para quem costuma se sentir sobrecarregado com suas pendências diárias, agora conta com o auxílio de um planner especialmente projetado para auxiliar pessoas com TDAH. Acesse [link] para fazer o download.

É importante lembrar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso de TDAH. Se você suspeita que possa ter TDAH, é recomendado buscar a avaliação e orientação de um médico ou psicólogo especializado. Com as ferramentas certas e o conhecimento necessário, é possível lidar de forma eficaz com o TDAH e melhorar a qualidade de vida de todos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais