Cidadeverde.com

Governo lança PRO Piauí 10; meta é investir R$ 10 bilhões na economia

Imprimir

O Governo do Piauí marcou para a próxima segunda-feira (17) o lançamento do PRO Piauí 10. O objetivo do programa é investir R$ 10 bilhões com foco no eixo social e no desenvolvimento econômico do Estado. 

Além do PRO Piauí 10, o Governo do Estado também vai lançar o PRO Piauí 100, com foco na atração de investimentos privados, por meio da Investe Piauí.

Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, a ideia é que o PRO Piauí 10 desperte o interesse da iniciativa privada para o PRO Piauí 100. 

Foto: CCOM

“A estratégia é fazer com que os resultados do primeiro alavanquem a expansão do segundo, com a expectativa de que o patrimônio público gere também investimentos privados”, explicou Washington Bonfim.

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, explica que o investimento do setor público vai acarretar em investimentos de médias e grandes empresas em diversos setores estratégicos do estado, como mineração, energias renováveis, hidrogênio verde, agronegócio, frigoríficos e turismo. 

“Nos próximos quatro anos, o investimento em infraestrutura vai melhorar o ambiente de negócio do estado, assegurando competitividade à iniciativa privada que decidir investir no Piauí”, reforçou Victor Hugo Almeida.

Os dois programas foram planejados para atuar em três eixos fundamentais, contemplando 11 áreas: 

- Infraestrutura (com foco na mobilidade urbana, transportes e infraestrutura hídrica); 

- Desenvolvimento econômico (aporte de capital, desenvolvimento rural, turismo e transformação digital) e;

- Transformação social (segurança e justiça, saúde, educação e desenvolvimento).

“Um dos grandes destaques desta vez são os investimentos na área da educação”, comenta Bonfim. Segundo ele, vale ressaltar os projetos em curso de reforma de unidades escolares, além da aquisição de equipamentos. No eixo de desenvolvimento econômico, a melhoria e ampliação da oferta digital de serviços públicos, bem como a modernização da gestão pública ganham ênfase.

“A Seplan, por meio das superintendências de Cooperação Técnico-Financeira (Sutef) e Monitoramento Estratégico (Sume), articula do início ao fim da execução dos projetos”, explicou o gestor. “Fazemos o planejamento orçamentário de captação dos recursos e o monitoramento das ações”, acrescenta o secretário.

O lançamento dos programas acontece na próxima segunda-feira (17), às 1hh, no Palácio de Karnak, com a presença de gestores e representantes políticos e da sociedade civil.


Fonte: CCOM

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais