Cidadeverde.com

Crianças aproveitam as férias para conhecer o Metrô de Teresina

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_31_25.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_36_24.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_36_24_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_11_07_39.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_11_07_37.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_31_24.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_31_24_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_31_23_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-07-21_at_10_31_23_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

O projeto Metrô Aventura, realizado pela Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí, realizou sua primeira edição nesta sexta-feira (21). O projeto levou 10 crianças, que se inscreveram no perfil da companhia no Instagram. As crianças tem idades entre cinco e onze anos. As crianças são dos bairros Santa Fé, Lourival Parente, Dirceu, Timon, Macaúba e são alunos da professora Jainara Márcia, que tem um acompanhamento escolar e pedagógico no bairro Monte Castelo.

"Eu vi a publicação no Instagram do metrô e conversei com os pais do alunos que toparam a ideia. Os alunos estão de férias e achei que poderíamos unir o conhecimento com um passeio legal", explicou a professora Jainara Márcia, que acompanhou seus alunos durante toda a viagem. 

A viagem partiu da estação Frei Serafim, na Avenida Miguel Rosa, zona Norte de Teresina e seguiu até o Centro de Teresina. E fez a viagem em direção à parada final, no Dirceu Arcoverde, na zona Sudeste de Teresina. O passeio finalizou na estação Frei Serafim.

No caminho as crianças não escondiam a euforia. A maioria das crianças nunca havia andado de metrô, outras andaram ainda muito pequenas e não lembravam da viagem. Algumas já tinha visto o metrô passando pela ruas de Teresina, mas nunca tinha tido a oportunidade de fazer uma viagem neste meio de transporte. 

As irmãs Hellen Victoria Silva Lima, 7 anos e Sarah Camile Silva Lima fizeram a viagem na companhia do pai, o eletricista Cleberth Pereira Lima, 43 anos.

Helen já havia feito uma viagem no metrô de Teresina, mas à época tinha apenas dois anos e não lembra da experiência. Agora aos sete anos ficou encantada com o passeio. Quando o metrô realizou sua primeira parada, no bairro Marinha na zona Norte de Teresina, Hellen se admirou e perguntou: "porque parou?". Neste momento a professora Jainara explicou que as paradas são para que os passageiros possam embarcar e desembarcar das composições e seguir seus compromissos. 

A irmã de Hellen, a pequena Sarah era a passageira mais jovem do passeio. Com um sorriso estampado no rosto encheu o pai de perguntas. O balanço da composição deixou Helen com medo de ficar de pé e ela fez a viagem no colo do pai. 

Cleberth Pereira Lima mora com as filhas no bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina e usa o Metrô de Teresina com certa frequência. "Sempre que preciso atender clientes, que estão no caminho feito pelo metrô eu aproveito para usar esse meio de transporte", explicou o eletricista. 

As crianças ficaram admiradas com o preço da passagem. Para usar esse meio de transporte os passageiros pagam apenas R$ 1. Cada vez que o maquinista usava a buzina da composição as crianças gritavam dentro do metrô, como se estivesse respondendo aos comandos do maquinista. 

No curto período de tempo que o metrô esteve parado na Estação Engenheiro Alberto Silva, as crianças correram na plataforma de um lado para o outro. Elas ficaram curiosas sobre as emendas entre os vagões e queriam conhecer o maquinista. Mas não é possível falar com o funcionário neste período, em que ele descansa entre uma viagem e outra. 

Eles puderam observar como a locomotiva é controlada. E ficaram admirados com a cabine. "Parece um carro", gritou Hellen para seu pai. 

O professor Jehan Carlos, 47 anos, trabalha no Premen Sul, ele acompanhou o filho Jehan Guilherme, 11 anos no passei. Ambos nunca tinham viajado no metrô. Jehan Guilherme sequer tinha visto o trem rodando pela ruas da capital. A família mora no bairro Santa Fé, na zona Sul de Teresina.  "Estou achando muito legal. Não achava que ele sacudia tanto", disse Jehan Guilherme. 

O passeio durou uma hora e vai ficar marcado nas férias dos pequenos.

 Metrô de Teresina foi fundado há 34 anos

O metrô de Teresina foi inaugurado em 19/10/1990 e já realiza o transporte de passeiros em Teresina há 34 anos.

Antes do metrô entrar em operação foram três anos de obras. O servidor Francisco Romero está no Metrô de Teresina desde a fase de obras e contou às crianças curiosidades sobre o metrô. 

"O metrô foi construído no governo de Alberto Silva. Antes outras personalidades tiveram essa ideia, mas não conseguiram executar", disse às crianças. 

O metrô de Teresina possui hoje 13 estações distribuídas nem percurso de, aproximadamente, 13 km.  Atualmente a companhia conta com dois trens, que se revezam no transporte de passageiros. Cada trem pode transportar até 600 pessoas, sendo 76 sentadas. "Nos momentos de pico o metrô chega a transportar mais de 600 pessoas, mas os passageiros sobem e descem e essa lotação não se acumula por toda a viagem", explicou Francisco Romero. 

A viagem da estação Alberto Silva, na Praça da Bandeira, até o ponto final no bairro Dirceu Arcoverde II dura, em média, 55  minutos. O trem desenvolve uma velocidade medida de 40 km/h.

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais