Cidadeverde.com

Piauí bate recorde ao vacinar quase 98% do rebanho bovino contra febre aftosa

Imprimir

O Piauí vacinou um total de 1.811.903 bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. O relatório da campanha, divulgado nesta segunda-feira (24) pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), corresponde a quase 96% do rebanho do estado e representa um recorde. 

“A gente tinha uma previsão de vacinar 1,8 mil animais, bovinos e bubalinos, mas ultrapassamos esse número em 96 mil animais. Não somente o índice de animais vacinados, mas atingimos os três índices: de animais, propriedades e de vigilância”, destaca Simone Pereira, coordenadora do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA).

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Após atingir esse resultado, a meta é que o rebanho bovídeo piauiense alcance o status de livre da aftosa sem vacinação. 

“Isso aumenta ainda mais a responsabilidade, a fiscalização e a necessidade de estrutura. Um estado livre da aftosa sem vacinação traz muito mais possibilidade de termos investimento e comercialização promissora pelo resultado que estamos obtendo”, afirma Fábio Abreu, secretário da Sada. 

Emergência zoossanitária 

Atendendo uma recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Piauí deve decretar emergência zoossanitária por conta do risco da gripe aviária no país. Apesar do estado não ter registro da doença, Fábio Abreu destacou que a medida visa dar mais segurança às ações de prevenção no estado. 

“Para evitar esse tipo de contato ou de foco, nosso estado vai entrar no rol de todos os demais, ou seja, o Ministério decretou a nível nacional e os estados agora, de forma individual, vão decretar para facilitar qualquer tipo de aquisição de emergência, como veículos, equipamentos, EPIs e uma série de outras coisas”, concluiu o gestor. 

 

Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais