Cidadeverde.com

Com geração de empregos, intenção de consumo avança 2,8% no mês de julho

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou alta de 2,8% em julho, atingindo 99,3 pontos. O resultado aproxima-se da zona favorável (acima dos 100 pontos), o que aponta a recuperação econômica do setor após a pandemia de covid-19.

Segundo a CNC, o resultado positivo acontece em meio à maior confiança no setor de trabalho (123,8 pontos - maior indicador desde março de 2015). O cenário é reflexo da geração de vagas formais no país, sobretudo nos setores de serviços e construção civil, que contrataram mais pessoas de menor nível de escolaridade e renda. 

Outro fator foi a queda da inflação corrente anual. Em junho de 2022, a inflação anual no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de 11,9%, apertando os orçamentos domésticos. Em junho de 2023, houve deflação dos preços, mostrando que o índice está aproximadamente quatro vezes menor do que há um ano (3,2% a.a.).

"Temos a confiança de que a redução da inadimplência com o programa Desenrola, do governo federal, e a queda dos juros, esperada para o terceiro trimestre, facilitem o acesso ao crédito e estimulem ainda mais o consumo das famílias brasileiras nos próximos meses", avalia José Roberto Tadros, presidente da CNC.

 

Fonte: SBT News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais