Cidadeverde.com

Hospital Natan Portela comemora 50 anos e ganha leitos de terapia intensiva

Imprimir
  • n1.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • n2.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • n3.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • n4.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • n5.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • n6.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela celebrou seu cinquentenário nesta quinta-feira (27) e anunciou a ampliação dos leitos clínicos da Unidade, que vai receber 20 novos leitos no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Atualmente, o hospital opera com 80 leitos. Até setembro, com a conclusão da obra de reestruturação, a Unidade vai dispor de um total de 100 leitos, sendo 70 leitos clínicos e 30 leitos de UTI.

O médico Jurandi Martins, diretor do Instituto, detalha as melhorias na infraestrutura.

“Hoje nós temos, em torno, de 80 leitos implementados, com a finalizado das obras de infraestrutura nós teremos um total de 100 leitos clínicos para atender aos nosso pacientes. Estamos implementando um novo Centro de Terapia Intensiva, com mais 20 leitos, isolados e com atendimento multidisciplinar”, explicou o médico.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital também vai ganhar 10 novos leitos.

"Vamos implantar os novos leitos na maior brevidade possível, acreditamos que até setembro estejam todos implantados", adiantou o diretor.

A solenidade também contou com a presença do ex-governador Wilson Martins.

"Minha relação com o Instituto é antiga e muito rica. Minha primeira passagem por aqui foi como estudante de medicina, anos depois tive a oportunidade de clinicar aqui e, posteriormente, como governador do Piauí pude contribuir para manter o funcionamento deste hospital e expansão do seu quadro profissional", relembrou o ex-governador.

Wilson Martins também falou da produção de conhecimento dentro do Natan Portela.

"Quando fui governador aprendi que todo recurso que se coloca aqui dentro é multiplicado. O recurso que contabilizamos como sendo para tratar a saúde de um paciente produz, ainda, conhecimento, que vai servir lá para a academia e qualifica profissionais. A pandemia da Covid-19 veio para nós mostrar isso, mais uma vez. A quantidade de conhecimento que se produziu aqui só não é maior do que a quantidade de vida que aqui foram salvas", analisou Wilson Martins.

Muito emocionada, a médica pediatra Amparo Salmito falou sobre o sonho de ter um hospital de doenças infecciosas para tratar as crianças piauienses.

"Hoje eu tenho uma paciente de 27 anos. Essa moça eu atendo desde que ela era uma criança. Como ela existem outras milhares que passaram pelas minhas mãos e pelas mãos de outros profissionais aqui do hospital e tiveram sua vida melhorada. Isso foi um sonho meu e do Dr. Natan, mas foi um sonho abraçado por muita gente e que hoje é acalentado por vocês, que estão aqui na ativa", disse a pediatra.

O diretor Jurandi Martins acrescentou que o Instituto Natan Portela também planeja retomar a residência em infectologia.

"É um projeto que já está no nosso radar. O Instituto Natan Portela sempre esteve na Vanguarda do conhecimento. Então é nosso desejo retomar esse projeto e voltar a ofertar a residência em infectologia aqui no hospital", adiantou o diretor do Instituto.

 

Adriana Magalhães 
[email protected] 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais