Cidadeverde.com

DER entrega duplicação da BR-316 em trecho urbano de Teresina

Imprimir

Fotos: Ascom/DER


O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entrega na terça-feira (1º) a etapa final da obra de duplicação da BR-316, no trecho urbano da cidade de Teresina. 

No total, foram duplicados 8,42 km da via, o que melhorou o acesso na saída sul da capital, com investimentos de R$ 89.123.185,32.

A obra foi entregue por etapas e o fluxo de veículos está liberado desde o ano passado, mas faltava apenas a pavimentação de um pequeno trecho correspondente ao local onde funcionava o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Agora, os serviços restantes foram finalizados na gestão do governador Rafael Fonteles, que incluem ainda mecanismos de facilitação como calçadas em concreto nas laterais com rampas de acessibilidade, faixa de pedestres em pontos estratégicos e sinalização vertical e horizontal, além de duas passarelas para contribuir com a segurança no trajeto de moradores.

Ao todo, a obra contemplou a construção de duas vias principais, duas vias marginais, iluminação em led, urbanização e ainda três viadutos que interligam e facilitam a vida de quem mora na região (bairro Angelim, Porto Alegre e Vila Irmã Dulce).

Para o diretor-geral do DER, Leonardo Sobral, a intervenção representa um impacto significativo na mobilidade urbana e garante melhor trafegabilidade na entrada e saída da cidade para o sul do Piauí. “Temos um grande fluxo de pessoas e veículos naquela região da nossa cidade, por ser uma área comercial, com lojas e empresas de veículos automotores, e também residencial. Além disso, é considerado uma via rodoviária de entrada e saída da capital, rumo ao sul, ligando outros municípios e estados vizinhos”, destaca o gestor.

Leonardo Sobral completa que a duplicação era algo mais do que necessário, “pois garante a segurança dos moradores da cidade, facilitando o deslocamento, sobretudo em horários cruciais. Para além dessa melhoria, a obra proporciona um impacto altamente positivo, já que diminui consideravelmente o tempo de passagem pela cidade, facilitando o escoamento, transporte de cargas e de passageiros”.

Para o caminhoneiro Miguel Ferreira, que reside na cidade de Santos (SP), a obra finalizada significa economia de tempo e menos gastos operacionais. “Toda duplicação é bem-vinda, especialmente para quem opera veículos pesados. Aqui dá para ver que tudo foi feito com excelência e esperamos que mais trechos recebam melhorias”, diz o profissional.

O mecânico Antônio Luís de Sousa, que reside e trabalha na zona sul, ressalta a importância da obra para a região. “Melhorou bastante o trânsito e as passarelas também ajudaram bastante, porque são essenciais para atravessar de um lado para o outro”, conclui o morador.

 

 

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais