Cidadeverde.com

Quais são as principais tendências de logo? Fique por dentro

Imprimir

Saber as tendências de logo é fundamental para todo profissional que deseja estar sempre em evidência. Principalmente para quem tem uma marca própria ou pretende trabalhar com criação de logo para algum negócio.

Antes de criar logo é necessário ter conhecimento do que está em alta no momento. Até porque, as mudanças são constantes. Todo momento surge uma novidade e se destaca por um período.

Por isso, preparamos esse conteúdo completo com as tendências de logo do momento. Quer ficar atualizado sobre o assunto e se destacar na criação da logo do seu negócio? Vamos juntos nessa leitura!

O que é logo?

Primeiro, Logotipos são imagens, formas, textos ou uma mistura desses três elementos que apresentam o nome da empresa. Ou seja, logo é uma peça de design que representa ou identifica uma empresa.

Porém, o logotipo de um negócio deve ser mais do que apenas um simples símbolo de identificação. Isso porque um logo precisa ser feito com a intenção de contar uma história, transmitindo a mensagem que a marca deseja.

Dessa forma, a empresa consegue alcançar o público-alvo, por meio de uma conexão emocional. Afinal, histórias conectam pessoas.

Qual a importância de uma logo? Então, vamos lá. Destacamos alguns pontos a seguir para você entender a importância de ter uma logo adequada para o seu negócio.

  • É um símbolo que ajuda a criar a identidade da sua marca;
  • Diferencia seu negócio dos seus concorrentes;
  • É a primeira impressão do seu negócio.


Sendo assim, não adianta sair criando qualquer logo achando que vai ter sucesso. 

Para cativar seu público e destacar sua marca, você precisa ter clareza do objetivo da sua marca, compreender os elementos que mais se adequam ao seu negócio, escolher as cores, entre outros detalhes.

Quais são os componentes de um logo?

Antes de saber mais detalhes sobre tendências de logo, é importante você saber quais são os componentes de um logo. Na maioria das vezes, os logos são compostos pela combinação dos seguintes elementos: imagem, cor, letra e slogan. 

Por isso, separamos as características de cada uma delas para você compreender um pouco mais. 

  • Imagens

As imagens do seu logo podem ser variadas. Ou seja, pode ser um ícone, um quadrado, uma seta, algo abstrato, entre outros formatos. Vai depender muito da mensagem que o seu negócio quer passar para o seu público.

No entanto, vale lembrar que essa é a logo do seu negócio. Normalmente ela será estampada em locais e objetos, por exemplo. Portanto, quanto mais clara e limpa ela for, melhor será redimensionada nos locais que você pretende estampar.

  • Cores

As cores também são fundamentais para o logo ter sucesso que se espera. Até porque as cores vão além do visual estético. A cor que você escolher vai passar para o seu público o tipo de mensagem que você deseja que sua marca transmita. 

Por isso, é preciso analisar quais são os objetivos, a visão, os valores, entre outros pontos do seu negócio. Como fazer isso? Então, cada cor transmite uma mensagem para o público.

Portanto, se tiver dúvida sobre qual cor escolher, faça uma pesquisa sobre psicologia das cores e entenda melhor as características de cada uma delas. 

Assim, você vai usar a cor de forma mais assertiva, tanto na sua logo, quanto nos materiais de divulgação.

  • Tipografia

O que é tipografia? Mesmo que você não seja um design, temos certeza que você já ouviu falar sobre tipografia. 

Em resumo, a tipografia é a fonte de letras. Além disso, tipografia também é o nome que muitos profissionais dão ao estudo, criação e aplicação de estilos, caracteres e formatos de palavras.
Assim como a escolha da imagem e da cor, você também deve escolher o tipo de tipografia que melhor transmita a mensagem que seu negócio deseja.

  • Slogan

Por fim, precisamos falar do slogan. Geralmente, a composição do slogan é feita por uma frase para segurar a atenção do seu público. Em outras palavras, o slogan é uma frase feita para a audiência ter uma associação mental a uma marca com mais facilidade.

Tendências de logo

Quais são as tendências de logo no momento? Então, para você ficar por dentro do assunto, separamos alguns logo que estão sendo tendência no momento. Continue sua leitura e aproveite!

  • Formas geométricas

Logos com formas geométricas são vistas há anos. Mas, neste ano, a tendência é aumentar sua utilização. Muitos designers estão usando a geometria, com bordas simétricas e muitas cores para garantir a atenção do público.

  • Logos minimalistas

Outros logos que estão bastante presentes em muitas empresas são as minimalistas. Muitos profissionais optam pela simplicidade e precisão que só os logos minimalistas oferecem. 
Normalmente são pretas e brancas, com tipografias detalhadas para impactar o público-alvo do negócio.

  • Rabiscos

Sabe aqueles logos dos anos 90, com esboço? Então, esses tipos de logo são tendência, com aquele ar nostálgico, feito à mão. Esses tipos de logo garantem aquela emoção que cativa o público. 

  • Art Deco Moderno

Outro estilo bastante visto é o estilo Art Deco. Normalmente, esse estilo, que surgiu em 1910, é usado pelos profissionais que querem transmitir um toque de modernidade na comunicação da empresa.

  • Logo Metal líquido

O logo metal líquido é aquele tridimensional que diversos profissionais utilizam para ter mais presença online. É bastante comum ver esse tipo de logo em comunicação de gamers, por exemplo.

  • Logo com Tipografia Criativa

Tipografia criativa também é vista com bastante frequência nas logos das empresas. Esse tipo de logo é aquele com cores, linhas e desenhos criativos que consegue transmitir um tom mais jovial e moderno que desperte o interesse do público.

Portanto, é um tipo de logo que possibilita o designer usar e abusar da criatividade na hora da criação.

  • Logo com com variedade de fontes

Por fim, não podemos deixar de mencionar os logos com variedade de fontes. Essa tendência de logo une dois ou mais formatos de fonte para criar uma logo. 

No entanto, para o resultado sair da forma que seu negócio merece, pesquise combinações de fontes antes de iniciar a criação. Você vai usar fonte, serifada junto com uma fonte bold? É importante ficar atento a esses detalhes, por exemplo.

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre as tendências de logo e qual a sua importância para a comunicação de um negócio, anote todas as dicas que apresentamos no decorrer deste conteúdo e comece a criar a sua logo.

Lembre-se: seu logo deve fazer sentido para o seu negócio e criar vínculo entre sua marca e seu público.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais