Cidadeverde.com

Catapora é perigosa para adultos? Entenda os riscos dessa infecção

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção viral comum na infância, causada pelo vírus Varicela-Zoster. É caracterizada por erupções cutâneas e coceira, que evoluem para bolhas e crostas secas em poucos dias. Embora a maioria dos casos em crianças seja benigna e autolimitada, a doença pode ser mais grave em adultos, especialmente em indivíduos com sistema imunológico comprometido. 
 
A resposta imunológica em adultos pode ser mais exuberante, o que leva a uma doença mais grave. Além disso, as complicações da catapora em adultos são mais comuns e podem levar a óbito, principalmente devido à pneumonia primária. As lesões na pele são mais pronunciadas, a febre é mais elevada e prolongada, e o estado geral do paciente é mais comprometido.
 

Complicações da Catapora
 
De acordo com o médico Marco César Roque, as principais complicações da catapora estão associadas aos casos severos ou tratados inadequadamente. Os pacientes podem apresentar inflamação no sistema nervoso, conhecida como encefalite, pneumonia e infecções na pele e no ouvido. A doença pode ser mais grave para recém-nascidos, mulheres grávidas ou qualquer indivíduo que esteja com a imunidade baixa, como pessoas com Aids, transplantados ou que estejam realizando quimioterapia para o tratamento de câncer.
 

Transmissão da Catapora
 
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágio acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus. Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e da pele de pacientes infectados. Raramente, a catapora é transmitida por meio de contato com lesões de pele. O período de incubação do vírus é de 4 a 16 dias. A transmissão se dá entre 1 a 2 dias antes do aparecimento das lesões de pele e até 6 dias depois, quando todas as lesões estiverem na fase de crostas.
 

Vacinação contra a Catapora
 
O especialista destaca que a melhor forma de prevenir a catapora é através da vacinação. Desde 2013, o Ministério da Saúde introduziu a vacina tetra viral na rotina de vacinação de crianças entre 15 meses e 2 anos que já tenham sido vacinadas com a primeira dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). 
 
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses da vacina varicela: a primeira aos 12 meses e a segunda entre 15 e 24 meses. Essas doses coincidem com o esquema de vacinação da vacina tríplice viral e, portanto, a tetra viral pode ser usada nas duas doses.
 
A vacinação é fundamental para prevenir a catapora e suas complicações em adultos e indivíduos com sistema imunológico comprometido. A vacina é segura e eficaz, e pode prevenir até 98% dos casos de catapora. Além disso, a vacinação ajuda a prevenir a reativação do vírus Varicela-Zoster, que pode causar herpes-zoster, uma doença dolorosa e debilitante.
 
“Embora a catapora seja uma doença comum na infância, é importante lembrar que ela pode ser mais grave em adultos, especialmente em pessoas com sistema imunológico comprometido. As complicações da catapora podem ser graves e até fatais, e a melhor forma de preveni-las é através da vacinação. Se você está em dúvida sobre a vacinação ou se já teve catapora, converse com seu médico para obter mais informações e recomendações específicas para o seu caso", finaliza César Roque.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais