Cidadeverde.com

Presidente da Embratur visita Niède e quer atrair mais turistas para o Parque Serra da Capivara

Imprimir

 

 

 


O presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Marcelo Freixo, esteve no Parque Nacional Serra da Capivara e garantiu que o governo federal vai trabalhar para atrair mais turistas para o local. Impressionado com a grandiosidade do parque, Freixo afirmou que o complexo é um “modelo de desenvolvimento para o Brasil”. 

Freixo contou a emoção de visitar a arqueóloga Niède Guidon e o Museu do Homem Americano. O presidente de Embratur esteve em São Raimundo Nonato e foi conhecer de perto a Ópera da Serra da Capivara. 

“Aqui no sertão do Piauí, eu passei por uma experiência turística muito importante que a gente precisa refletir, o quanto isso é importante como modelo de desenvolvimento para o Brasil. Aqui a gente viu emprego, viu renda, viu conservação da natureza, aqui a gente viu ciência”, disse. 

Ele também visitou o Boqueirão da Pedra Furada, um dos pontos mais visitados do parque. 

As pesquisas conduzidas por Niède Guidon no Piauí levantaram debates mundiais sobre o povoamento do homem nas Américas. A teoria que confrontou foi a do estreito de Bering, de que o homem chegou ao continente há 11 mil anos, indo da Ásia em direção ao Alasca, pela região marítima.

Os resultados das datações no parque da serra da Capivara indicavam que os dados da teoria não teriam mais validade. 

“Estou muito impressionado com a riqueza histórica e cultural da Serra da Capivara, na cidade de São Raimundo Nonato. A Embratur seguirá trabalhando para trazer mais turistas internacionais para conhecer o parque nacional, que guarda tesouros arqueológicos que contam a história da ocupação humana na América”, disse Freixo. 

“O que a gente assistiu no Museu da Natureza, no Museu do Homem Americano, na Ópera da Serra da Capivara , que é um espetáculo cultural dentro da Serra, é extraordinário. O que estamos dizendo aqui é que ao preservar isso aqui, ao não deixar que a caça criminosa, a exploração criminosa prevaleça. Quero render uma homenagem a Niède Guidon, uma pessoa fundamental e é por causa dela nós temos tudo isso aqui”, disse. 

Visita a Niède 

Freixo disse que visitou o Museu do Homem Americano e a  residência da arqueóloga Niède Guidon.

“Conheci hoje o incrível Museu do Homem Americano e tive a honra de ser recebido pela Niède Guidon, uma das maiores arqueólogas do mundo, cuja história se mistura com a do Parque Nacional da Serra da Capivara, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Niède é uma cientista revolucionária, que mudou a concepção sobre a ocupação humana da América ao encontrar vestígios de fogueiras e utensílios domésticos feitos de pedra que datam de mais de 100 mil anos”.

Ele destacou ainda: “Aqui é um dos lugares mais importantes para o turismo. O que a gente quer é a geração de emprego, de renda com preservação, com ciência, história e cultura. E é isso que a gente encontra aqui e está divulgando para o mundo”. 

 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais