Cidadeverde.com

Incluir check-up médico na rotina ajuda a detectar doenças silenciosas

Imprimir

 

Foto: Freepik

 

No período de férias, seja escolar ou das funções laborais, é fundamental incluir no cronograma de atividades a realização de check-up clínico. Isso porque especialistas indicam que a medicina preventiva é a melhor ferramenta para identificar e tratar doenças que, muitas vezes, se apresentam de maneira silenciosa. Sem o diagnóstico precoce, problemas considerados mais simples podem avançar significativamente. Por isso, da fase da infância à terceira idade, o recomendado é realizar exames de rotina periodicamente.
 
Mesmo no período de férias, é imprescindível separar alguns dias do cronograma de atividades mais lúdicas para cuidar do corpo e, dessa forma, aproveitar ainda mais os momentos de lazer. O médico Júlio César Filho reitera que o check-up atua de forma preventiva, auxiliando na detecção de possíveis alterações no organismo ou doenças. Ele aponta, ainda, que é possível fazer esse acompanhamento por meio de alguns exames principais, como hemograma, exames de urina, fezes, cardiológicos, ginecológicos e exame de toque retal.
 
Para o médico, a importância do check-up se dá “porque muitas vezes podemos estar diante de algumas doenças ditas silenciosas, ou seja, que não acarretam no surgimento de nenhum sinal ou sintoma”, alerta. Dessa forma, o check-up deve ser feito baseado nas comorbidades (doenças) que a pessoa já tem, além de precisar ser feito em intervalos de tempo regulares. “A cada seis meses ou anualmente, mas isso vai depender de cada um. O importante é que todos façam, independentemente de sentir ou não algo”, observa o profissional.
 
Outro ponto reforçado pelo médico é que “não existe nenhuma pessoa que não tenha necessidade de check-up”, pontua. Ele reforça que em qualquer idade é importante a ida com regularidade ao médico para fazer a medicina preventiva. “Caso a pessoa sinta algo, é sempre necessário procurar, imediatamente, o médico. Se for algo mais intenso, ir ao pronto atendimento para ser avaliado do ponto de vista de urgência. Não podemos postergar a ida ao médico”, finaliza Júlio.

 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais