Cidadeverde.com

Própolis ajuda a combater resfriados e prevenir uma série de doenças, diz estudo

Imprimir

 

Foto: Pixabay

 

O mel é o produto mais conhecido e consumido entre os que são produzidos pelas abelhas, mas está longe de ser o único composto que essas pequenas operárias da natureza fazem em suas colmeias. Outro importante alimento fabricado por elas é a própolis, uma substância natural, que tem sido testada para prevenção e tratamento de uma série de doenças.

Um estudo conduzido por um grupo de pesquisadores ligados a universidades da cidade de Barcelona, na Espanha, publicado na plataforma PubMed, ligada à Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, investigou o papel da própolis contra uma das doenças sazonais mais comuns, o resfriado.

A própolis é produzida pelas abelhas a partir de resinas e bálsamos de plantas e troncos, com a função de proteger a colmeia contra possíveis invasores, como formigas, e de micro-organismos, como fungos e bactérias. Por conta disso, algumas substâncias presentes neste produto, como seus flavonoides, dão ao composto um alto poder antioxidante e anti-inflamatório, e propriedades antibacterianas.

É importante reforçar, porém, que os estudos ainda estão em fases iniciais e precisam passar por diversas etapas de validação. Mas os primeiros resultados são bastante animadores. A própolis demonstrou que pode diminuir os níveis de citocinas inflamatórias, ajudar na redução de edemas, que causam inchaços na garganta, e impedir o influxo de células inflamatórias nas mucosas.

“Sempre é importante manter a calma e ter bastante cautela quando falamos sobre resultados preliminares de estudos, principalmente quando determinado produto ainda não foi testado em humanos. Mas como se trata de uma pesquisa randomizada, com duplo cego, controlada por placebo e que pode ser escalada para testes em humanos, com alguma dose de cuidado, podemos nos animar com o saldo prévio das pesquisas feitas na Espanha”, diz Daniel Cavalcante, doutor em Tecnologia de Alimentos.


Benefícios do própolis

1. Fortalecer o sistema imunológico

2. Acelerar a cicatrização de feridas

3. Ajudar a tratar o herpes

4. Curar aftas e gengivites

5. Prevenir contra o câncer


Quem não deve usar

Apesar do alimento ter vários benefícios, ele é contraindicado para pessoas que possuem alergia a abelhas, própolis. Lembrando que na gravidez ou lactação, o composto só pode ser usado com orientação médica.

 


Da Redação com informações do Tua Saúde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais