Cidadeverde.com

PF deflagra operação contra desvios de recursos públicos em Santa Rosa do Piauí

Imprimir

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (3) a Operação Peculi, no município de Santa Rosa do Piauí, distante 120 km de Picos. A ação teve por objetivo combater desvios de recursos públicos de origem federal do Fundo Municipal de Saúde (FMS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

A Operação Peculi é um desdobramento da Operação Sindicância, deflagrada em março do corrente ano. Na ação mais recente, foram dados cumprimentos a dois mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Santa Rosa e um mandado na cidade de São João do Piauí. Os documentos foram expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção da Justiça Federal de Floriano/PI.

A investigação se deu a partir de relatório da CGU/PI, em que foram identificados diversos débitos na conta do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb - do município de Santa Rosa do Piauí com destino a uma conta poupança particular no ano de 2019. Os referidos indícios de fraudes deram causa à instauração de sindicância administrativa pela Prefeitura de Santa Rosa para apurar os fatos, além da auditoria das contas públicas realizada pela CGU.

No decorrer da investigação, foram detectados outros repasses indevidos realizados por meio de contas gestoras dos recursos públicos do Fundeb e do Fundo Municipal de Saúde – FMS, para a conta poupança do investigado, pessoa sem vínculo empregatício formal ou contratual com o município, totalizando cerca de R$ 700 mil.

Os envolvidos devem responder por crimes contra a Administração Pública como peculato e inserção de dados falsos em sistema de informações, além de associação criminosa.

 

Paula Monize (Com informações da PF)

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais