Cidadeverde.com

Pascoal da Conceição e Mariah da Penha ministram oficinas no FestLuso; veja como participar

Imprimir

Fotos divulgação

O renomado ator Pascoal da Conceição estará no FestLuso (Festival de Teatro Lusófono) para ministrar a oficina “Embora seja loucura tem seu método” dentro da programação formativo do evento. 

O FestLuso acontece de 21 a 27 de agosto com espetáculos em homenagem ao teatro lusitano. 

O FestLuso vai realizar oficinas em dois espaços. Um no Clube dos Diário, Centro de Teresina, e outra no Memorial Esperança Garcia, na avenida Miguel Rosa. 

De 21 a 25 de agosto, de 15h às 18h, no Clube dos Diários, haverá a oficina dirigida por Pascoal da Conceição voltado para o público ligado às artes cênicas.

Pascoal é conhecido em todo o país como o Dr. Abobrinha, do Castelo Rá-Tim-Bum, é ator, dublador, produtor e diretor teatral. A oficina terá textos do romancista Mário de Andrade e terá assistência do ator piauiense Zé Reis. Haverá a participação de Via Zoom, Ito Alves e Guilherme Calzavara.

O encerramento da Oficina será no dia 26, no Espaço Casa Soraya Guimarães, na zona Leste de Teresina, onde acontecerá toda a programação da Festa da Lusofonia, a partir das 19 horas.

A oficina é antropofágica, isto é, quem participa aprende e ensina, atua tanto ensaiando quanto improvisando os vários papéis do trabalho que será apresentado. Os participantes terão uma participação ativa: agindo, comentando, sugerindo e criticando; por vezes assistindo como público, outras como diretora ou diretor, como personagem, etc. O objetivo é que os presentes possam vivenciar juntos o trabalho para criação e produção do espetáculo de teatro, compreendendo leituras, laboratórios, improvisos, comentários, divulgação, produção, apresentação.

Além de atuar em várias peças teatrais, ao longo da carreira, Pascoal, de 69 anos, também ficou eternizado em papéis importantes para a televisão, entre eles interpretando Mário de Andrade na minissérie Um Só Coração, da TV Globo, em 2004, e na minissérie JK, em 2006, da mesma emissora. 

As inscrições vão de 1º a 10 de agosto, por meio de link a ser disponibilizado pelo Grupo Harém de Teatro no Instagram do FestLuso. 


OFICINA “O TEATRO E SUA POSSIBILIDADE
 
A segunda oficina do Programa Formativo do FestLuso acontecerá no dia 23 de agosto, no Memorial Esperança Garcia, das 15h às 17h30. A ministrante será a atriz Mariah da Penha, do Rio de Janeiro. Podem participar até 30 pessoas. 

Descrição - O teatro de grupo favorece uma experiência de envolvimento total com o corpo físico, emocional, intelectual, abrindo caminhos à espontaneidade. Se o ambiente permite, o ator social aprender abre-se ao aprendizado, cria condições para o verdadeiro crescimento. Fazer e compreender são coisas semelhantes e o teatro garante essa possibilidade, abre as percepções para as vivências a um nível profundo, através de diversos personagens, oferecendo ao indivíduo momentos de crescimento e desempenho criativo na vida. 

Mariah da Penha apresentará o espetáculo “Levando a vida no cabelo, no dia 22 de agosto, às 18h30, também no Memorial Esperança Garcia. A entrada é um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Programa Mesa Brasil Sesc.

Entre os objetivos gerais da Oficina O Teatro e sua possibilidade, estão o meio de ir ao encontro de si mesmo, de sua expressão, de sua felicidade, plenitude, liberdade. Segundo a atriz, isso não é privilégio do artista, é um direito do ser humano no mundo. Entre os objetivos específicos, criar canais de expressões, capazes de ampliarem os fluxos de comunicação e relacionamento entre os atores sociais. Desenvolver recursos artísticos. Ampliar a capacidade individual para experiências criativa Leituras de textos: peças de teatro, contos, poesias e cordel, jogos dramáticos, improvisações, expressão corporal.

O FestLuso Teresina 2023 tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Produção: Navilouca Produções.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais