Cidadeverde.com

Técnicos que já treinaram seleção e clubes simultaneamente

Imprimir

Foto: Rodrigo Ferreira/CBF


A Seleção Brasileira masculina de futebol tem um novo técnico. Fernando Diniz foi anunciado e comandará o Brasil nos próximos 12 meses. Porém, ao mesmo tempo, seguirá também como técnico do Fluminense, acumulando os dois cargos. 

Não é a primeira vez que a nossa seleção (ou qualquer outra seleção) tem um treinador compartilhado com um clube. Na verdade, entre as décadas de 1940 e 1980, isso até era bastante comum.

É claro que, como o calendário de jogos dos clubes e das seleções é muito maior, isso pode afetar o desempenho de uma das duas equipes, especialmente do Fluminense no Campeonato Brasileiro Série A, como demonstram as recentes oscilações nas apostas de futebol e odds no Brasil. Quem foram os treinadores que tiveram a honra de treinar a seleção nacional e um clube ao mesmo tempo?

Vanderlei Luxemburgo

Após a derrota na final da Copa de 1998, para a França, na França, Zagallo foi demitido da Seleção e, em seu lugar, Vanderlei Luxemburgo foi contratado. No entanto, neste momento, Luxemburgo era o treinador do Corinthians, que disputava o Campeonato Brasileiro, sendo um dos favoritos ao título. 

Para assinar o contrato com a CBF, Vanderlei exigiu seguir no comando do Timão até o final daquele ano. A exigência foi aceita e, durante o segundo semestre de 1998, Luxemburgo comandou a Seleção e o Corinthians, onde ainda teve tempo de conquistar o título brasileiro daquela temporada.

Alex Ferguson

O lendário ex-treinador escocês do Manchester United, Sir Alex Ferguson, foi outro que teve a experiência de comandar uma seleção e um clube ao mesmo tempo. Durante quase um ano, de setembro de 1985 a julho de 1986, Ferguson esteve à frente da seleção escocesa e da equipe Aberdeen, também da Escócia. Infelizmente, na Copa de 1986, disputada no México, o treinador não teve sucesso, e sua seleção foi eliminada ainda na primeira fase, culminando em sua demissão. 

Rinus Michels

Outro importante técnico da história do futebol, o holandês Rinus Michels, considerado o pai do futebol moderno, também registrou em seu currículo a marca de comandar a seleção holandesa ao mesmo tempo que treinava o Barcelona. 

No mundial de 1974, disputado na Alemanha, a Holanda, com seu futebol ofensivo que lhe rendeu o apelido de “laranja mecânica”, era uma das grandes favoritas ao título. A seleção de Michels conseguiu chegar à final, mas terminou derrotada pelo país anfitrião. No mesmo ano ainda, Michels venceu o campeonato espanhol pelo Barcelona. 

Guus Hiddink

O treinador holandês, Guus Hiddink, se destaca ainda mais na nossa lista por ser um dos pouquíssimos casos de técnicos que acumularam cargos em seleção e clube mais de uma vez. A primeira experiência aconteceu em 2005, quando Hiddink comandou o clube holandês PSV e a seleção australiana ao mesmo tempo. 

Em 2009, enquanto era técnico da Seleção da Rússia, Guus Hiddink, assinou contrato para treinar o Chelsea, da Inglaterra, sob a condição de continuar à frente das duas equipes. Infelizmente, a Rússia não se classificou para o mundial de 2010 e a passagem de Hiddink pelo clube inglês não durou mais do que 23 jogos. 

 

Da Redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais