Cidadeverde.com

Governador pede a Lula estudo sobre ferrovia de Teresina a Luís Correia

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_20_08_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_27_14.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_20_08.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_20_09.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_20_09_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_27_28.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde
  • WhatsApp_Image_2023-08-09_at_09_29_31.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde

O governador Rafael Fonteles (PT) afirmou nesta quarta-feira (9) que solicitou ao presidente Lula (PT) que inclua no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estudos para o resgate da ferrovia que liga Teresina à Luís Correia, bem como de outra obra para ligar a capital ao Sul do estado. 

Para o chefe do Executivo, as ações serão importantes para o desenvolvimento econômico do estado, uma vez que vão permitir que o transporte de produtos piauienses aconteça por vias do próprio estado. 

“Pedimos ao presidente Lula para colocar no PAC, ao menos o estudo, e essa preocupação para estar lá é porque estando lá resulta em prioridades até para financiamento e recursos, eu acredito que ele vai deferir o estudo do resgate da ferrovia de Teresina a Luís Correia, além da ligação de Teresina ao Sul do estado para fazermos essa conexão que é fundamental, ao meu ver para o desenvolvimento econômico. Temos muitas riquezas e precisamos que elas transitem dentro do estado do Piauí e não pelos estados vizinhos”, avaliou. 

A fala de Rafael Fonteles foi dada durante a assinatura de ordem de serviço, autorizando a construção de uma nova linha do Metrô de Teresina e melhoria de um trecho de quatro quilômetros da linha férrea.

O novo ramal terá 2,5 km e vai sair da Estação Boa Esperança em direção ao bairro Colorado, onde será construída uma estação, ao lado do campo de futebol da pista de bicicross. A obra, que começará nesta quarta, vai durar pelo menos oito meses e custará R$ 9,4 milhões, com recursos do Pró-Desenvolvimento VI.

A expectativa é de aumentar o fluxo de passageiros do Metrô em quatro mil pessoas por dia. 

“É uma contribuição para a melhoria do transporte público. Você não resolve mobilidade urbana de maneira pontual, isolada, são uma série de fatores. Estado está dando a sua pequena contribuição”, disse. 

Rafael Fonteles ainda anunciou uma nova obra de R$ 200 milhões, autorizada pela Secretaria de Transportes, para requalificar todo o metrô de Teresina. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais