Cidadeverde.com

Agricultores no Piauí apostam em novo tipo de melancia

Imprimir

Foto: divulgação Codevasf-PI

Fruto da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pequenos produtores rurais do povoado Contendas, a 6 km do município de José de Freitas-PI, a melancia é a principal fonte de renda para cerca de 100 famílias da região. Com equipamentos modernos cedidos pela empresa pública federal e acompanhamento técnico adequado das ações, a comunidade agrícola descobriu uma variedade da fruta que tem se adaptado positivamente ao clima, o que deve garantir um aumento significativo das vendas ao longo de todo o ano. 

Foto: divulgação Codevasf-PI

Em uma área produtiva de 27 hectares, pertencente à Associação de Desenvolvimento Comunitário de Contendas, a variedade de melancia predominantemente cultivada e comercializada é conhecida como Topgun, cujo plantio ocorre a partir de maio e a colheita no final de julho, período pós-chuva no Estado. Na safra do ano passado, por exemplo, foi colhida uma média de 300 toneladas da fruta para venda no comércio local, sobretudo nas cidades de Altos, Cabeceiras, Lagoa Alegre e demais povoados de José de Freitas. 

Com o intuito de evitar prejuízos durante as chuvas e ampliar o perímetro de comercialização do produto para outras regiões, os associados decidiram realizar o plantio, de forma experimental, de uma nova variante da melancia que se adapta bem nos demais meses chuvosos e promete transformar a realidade dos pequenos agricultores de Contendas. Conhecida como Liverpool, de polpa firme, vermelha e crocante, o tipo da fruta é plantado entre janeiro e fevereiro, bimestre que registra elevados índices pluviométricos no Piauí. 

“Iniciamos nossos trabalhos em 1994. Desde então, fomos descobrindo o potencial que esta terra tem para produção de melancia, por ser um terreno arenoso, boa fertilidade e sistema de retenção de água diferenciado. A variante de melancia que é mais comum por aqui é a TopGun, mas ela só deve ser cultivada e colhida no período seco. Para evitar uma queda brusca de vendas durante as chuvas, experimentamos, com sucesso, a Liverpool. O objetivo agora é colocá-la para o mercado no ano que vem”, explica o presidente da associação, José Augusto Pinto.

Foto: divulgação Codevasf-PI

Mas não é só de melancia que sobrevivem os moradores de Contendas. Entre as demais atividades desenvolvidas no povoado estão o plantio de feijão, macaxeira, milho, quiabo, pimenta e piscicultura. “Hoje, conseguimos tirar da agricultura o sustento de casa. Temos um sistema de irrigação eficiente, com economia da água, trabalhamos com alternância de culturas e de forma escalonada. Isso nos garante variedade de produtos e padronização daquilo que ofertamos aos compradores, sem desperdício e tudo orgânico. Só temos a agradecer à Codevasf”, complementa.

Investimentos de quase R$ 1 milhão

Graças ao apoio da Codevasf, iniciado em 2006, por meio da 7ª Superintendência Regional, no Piauí, os 92 pequenos agricultores associados de Contendas atingiram um nível de organização e produção que tem sido modelo em todo o Território Entre Rios. Ao longo destas quase duas décadas de parceria, foram investidos mais de R$ 730 mil em máquinas, equipamentos, capacitação, acompanhamento técnico dentre outros.

Foto: divulgação Codevasf-PI

Com recursos oriundos de programas de apoio aos arranjos produtivos locais e emendas parlamentares, foram adquiridos trator agrícola, grade niveladora, carreta basculante, colhedora de forragem, plantadeiras adubadoras, carretas em madeira, casa de farinha móvel, freezers, despolpadeira, tanques de terra para piscicultura, itens para irrigação, dentre outros. 

Foto: divulgação Codevasf-PI

“Esta é mais uma das inúmeras associações espalhadas pelo Piauí que recebem o apoio da Companhia. Estamos orgulhosos do trabalho e esforço da comunidade local para obter resultados positivos no campo e, consequentemente, da renda, seja por meio do apoio técnico, com as orientações adequadas, seja pela entrega de novas máquinas, que permitem uma modernização da atividade. Onde tem a mão da Codevasf, tem desenvolvimento: esta é a nossa principal função”, destaca o superintendente da 7ª Regional, Marcelo Castro Filho.de melancia

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais