Cidadeverde.com

Show de Patrícia Mellodi e Zé Luiz Maia faz homenagem a Roberto Carlos e Francisco Magalhães

Imprimir

Fotos Silvio Almeida 

 

A cantora Patrícia Mellodi e o baixista Zé Luiz Maia homenageiam Roberto Carlos, recriando seu cancioneiro, em show que marca a estreia do Duo Mellodi & Maia. O show “Canto Rei” também é uma reverência ao jornalista Francisco Magalhães que morreu este ano vítima de infarto. 

Patricia conta que o show “Canto Rei” foi montado no Piauí há cerca de 30 anos e o nome foi uma ideia de Francisco Magalhães. 

“É uma homenagem que faço a ele também. Quem deu o título Canto Rei foi o jornalista Francisco Magalhães, na época, Magalhães fez um texto lindo sobre o show que teve direção musical de Geraldo Brito e quase 30 anos depois estou remontando aqui no Rio”, disse. 

O show “Canto Rei”  acontece nesta quinta-feira (17), às 19h30, na Sala Baden Powell, em Copacabana, zona Sul do Rio de Janeiro.

A cantora e compositora Patrícia Mellodi e o baixista Zé Luiz Maia cresceram, como muitos brasileiros, ao som dos LPs de Roberto Carlos. O tempo passou, e eles enveredaram pela música, com ela sendo um dos mais talentosos nomes da geração surgida no início dos anos 2000, e Maia,  referência no instrumento que conheceu através do pai, o grande Luizão Maia (1949-2005). E a admiração por Roberto Carlos, indiscutivelmente um dos maiores cantores do país, e por sua obra, constituída em parceria com Erasmo Carlos (1941-2022), foi corroborada ao longo dos anos. 

A cantora e o instrumentista unem-se num show no qual reverenciam e recriam o repertório do Rei no formato baixo e voz. O show Canto Rei marca também o lançamento do Duo Mellodi & Maia. 

O repertório de Roberto é vasto, tendo sido constituído ao longo da sua longeva carreira. Ele botou para quebrar nos anos 1960, como um dos principais expoentes da Jovem Guarda, um dos movimentos musicais mais importantes do país, e, na virada para os anos 1970, potencializou sua voz com injeções de Soul e da Black Music. É também nessa mesma década que Roberto finca sua bandeira no terreno do romantismo, segmento que o acompanha até hoje, sempre embalando, através de suas canções, as trocas afetivas de casais país afora. 

Sim, são muitos os Robertos e nenhum deles escapou aos olhos – e ouvidos – do Duo Mellodi Maia. A fase do iê-iê-iê faz-se presente com “Quando” e “Não serve pra mim”, esta composta por Renato Barros, do grupo Renato e Seus Blue Caps. A fé de RC é louvada em temas como “Todos estão surdos” e pela própria “Fé”. O Roberto romântico domina o roteiro com clássicos como “Detalhes”, “Proposta”, “Cavalgada”, “Cama e mesa” e “Desabafo”, entre outras mais, reinterpretadas em arranjos que flertam com o jazz, blues, tango, bossa e o clássico. 

Da fase soul, a dupla recria “Se você pensa” e “Não vou ficar”, canção de um certo Sebastião Maia que ficaria popularmente conhecido como Tim Maia (1942-1998). Intérprete de canto apurado, Roberto imortalizou temas como “Outra vez” e “Como vai você”, respectivamente dos saudosos Isolda e Antonio Marcos, assim como, lançou, nos anos 1970, pérolas de Caetano Veloso como “Muito romântico” e “Força estranha”. 

Esses temas tão marcantes no canto de Roberto também vão estar no show – e nem poderiam faltar. Cada uma das canções é acompanhada por estórias, contadas pela própria Mellodi, sobre a relação do duo com cada uma delas. É um show para a plateia cantar também a plenos pulmões, “com todo mundo podendo brilhar num cântico”. 

Serviço:

Canto Rei – Duo Mellodi & Maia interpreta Roberto Carlos
Dia e hora: 17 de agosto, quinta-feira, às 19h30m
Onde: Sala Baden Powell (Av.N. Sra. de Copacabana, 360. Tel: 2547-9147)
Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). Vendas pelo Sympla ou pela bilheteria. 
Lotação: 480 pessoas
Classificação: 14 anos 


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais