Cidadeverde.com

Fornecimento de energia é retomado no Piauí após 5 horas de apagão

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Atualizada às 15h30

O fornecimento de energia foi retomado na totalidade no Piauí por volta das 14h45 desta terça-feira (15). A informação foi confirmada ao Cidadeverde.com pela Equatorial, concessionária responsável pelo serviço no estado. 

Segundo a empresa, a retomada acontece de forma gradual e foi iniciada pelo Sul do Piauí, conforme orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Alguns pontos da capital também já tiveram a energia reestabelecida. 

No Piauí, o retorno aconteceu de forma gradual e, às 14h45 desta quarta-feira (15), o fornecimento de energia foi restabelecido para 100% dos clientes impactados em todo o estado", diz a nota da empresa. 

O apagão teve início por voltadas 8h30 e além do Piauí, também atingiu outros 25 estados brasileiros. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Matéria original 

Um apagão de energia elétrica afetou o Piauí e vários estados brasileiros, principalmente das regiões Norte e Nordeste, na manhã dessa terça-feira (15), .

O apagão teve início por volta das 8h30. Pelo Twitter, internautas de vários estados, como Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, fazem relatos sobre a queda de energia.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 8h31,  houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. "Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência", diz a nota. 

As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Operador Nacional do Sistema Elétrico ainda destacou que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Até às 10h09, 7 mil MW já haviam sido recompostos.

A Equatorial Piauí, responsável pelo fornecimento de energia em todo o estado, se manifestou através de nota: 

O Grupo Equatorial Energia informa que houve registro, a partir das 8h30 desta terça-feira (15), de interrupção geral no fornecimento de energia em vários estados do país, provocado por uma ocorrência de abrangência nacional.

Segundo informações preliminares, houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema. 

Em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, a normalização já foi iniciada. O Grupo segue acompanhando junto ao Operador Nacional do Sistema as providências para o restabelecimento integral das cargas e com equipes técnicas de prontidão em todas as suas bases nos estados.

Assessoria de Imprensa - Grupo Equatorial

Por causa do apagão, algumas escolas públicas e privadas liberaram os alunos das atividades desta terça-feira (15). 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Também por causa do apagão, os semáforos deixaram de funcionar e congestionamentos se formaram em várias partes da capital. 
 
Através de nota, a Strans informou que os agentes estão nos principais cruzamentos da cidade para realizar o controle do tráfego de veículos. 
 
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente, os semáforos então sem funcionamento. 
 
O operacional dos agentes de trânsito está em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego.
 
Orientamos aos condutores que, se possível, evitem se deslocar nesse momento.

O Ministério de Minas e Energia também se posicinou através de nota: 

Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O Ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.

Segundo a tenente coronel Najra Nunes, relações públicas do Corpo de Bombeiros a corporação recebeu dois pedidos de resgate de pessoas presas em elevador. Os dois casos acontecerma na zona Leste de Teresina. "Até o momento recebemos dois pedidos de socorro da zona Leste de Teresina, de pessoas presas em elevador. O Corpo de Bombeiros já atendeu a essas ocorrências e os cidadãos foram liberados em segurança", explicou a tenente coronel. 

A tenente coronel explica que pode estar havendo subnoticação por conta da oscilação dos serviços de telefonia.

"Aqui na nossa Central chegaram poucas ligações. Então a reditamos que o cidadão está encontrando dificuldades para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros", explica Najla Nunes.

Serviços de Saúde 

A Fundação Municipal de Saúde informou, através de nota, que, em virtude do apagão de energia que acometeu diversos estados do Brasil, durante a tarde de hoje (15) só estarão em funcionamento os serviços de urgência e emergência. Portanto, os serviços ambulatoriais, como as UBS, CAPS, consultas agendadas e serviços administrativos, estarão fechados e retomam o serviço na quinta-feira (17).

 

Bárbara Rodrigues e Adriana Magalhães 
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais