Cidadeverde.com

Dr. Pessoa vai à Câmara, diz não querer “queda de braço” e pede harmonia entre poderes

Imprimir

 

Foto: Paula Sampaio

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) foi à Câmara Municipal, nesta quarta-feira (16) para sessão solene em alusão aos 171 anos da capital. Dr. Pessoa disse não querer “queda de braço” com o legislativo municipal e pontuou ser um homem de diálogo. 

“Quando eu era pequeno os braços finos queriam que eu pegasse queda de braço e eu dizia ‘estou fora disso aí’. Eu sou do diálogo, queda de braço eu estou fora”, disse o prefeito, sendo aplaudido por alguns parlamentares. “O poder que quiser trabalhar paralelamente em outro poder, aí é confronto. Aí eu estou pronto para a trincheira. Queremos caminhar harmônicos. Quem quiser rasgar a página 1 da Constituição, aí não é com o prefeito. Quem quiser andar com amor e respeito com o prefeito estou aí, do contrário sou pior do que cobra cascavel se preparando para dar o bote”, completou. 

A ida do prefeito à Câmara acontece em um contexto de derrota em votações de vetos. Em sessão na terça-feira (15), os vereadores derrubaram por 19 votos o veto do prefeito em relação a emenda que dobrava as emendas parlamentares de R$ 1,2 milhão para R$ 4,2 milhões no orçamento de 2024. 

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom 

A derrota causou uma forte reação por parte do líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos), que chegou a dizer que a base de Dr. Pessoa é “fake”. 

Questionado se confia na base que tem na Câmara, Dr. Pessoa afirmou categoricamente avaliar os vereadores como qualificados, harmônicos e independentes. 

“Eu confio em Deus, nos poderes independentes e trabalhar de forma harmônica é isso aqui. A Câmara Municipal de Teresina é qualificada, qua-li-fi-ca-da. Quer que eu repita uma terceira vez? Qualificada. Dentro dessa qualificação tem a democracia para os poderes andarem independentes e harmônicos”, disse. 

A sessão foi presidida pela vereadora Pollyana Rocha (PV/Federação). Também estiveram presentes no plenário outros nove vereadores: Aluísio Sampaio (PP) Teresinha Medeiros (União Brasil), Graça Amorim (PP), Allan Brandão (PDT), Elzuila Calisto (PT)  Zé Filho (Republicanos), Antônio José Lira (Republicanos), Deolindo Moura (PT), Zé Nito (MDB). 

O presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), esteve presente na Casa, mas, não chegou a comparecer no plenário. Ele seguiu para agenda externa. Em entrevista, o vereador falou sobre o relacionamento entre o Palácio da Cidade com os vereadores e pontuou que os parlamentares têm atuado para auxiliar a gestão na administração da cidade. 

“Não existe qualquer desavença pessoal com o prefeito. Ele tem a forma de trabalhar dele e eu tenho a minha. Seria até deselegante da minha parte fazer qualquer comentário nesse sentido. Eu sempre trabalho para que a gestão possa dar certo. Todo teresinense que tem respeito e amor pela cidade vai trabalhar pelo desenvolvimento. Agora, tem coisas que a gente cobra mais e vamos tecer nossas opiniões. Agora, hoje é dia de comemorar o aniversário de Teresina, esse debate faremos outro dia, pois hoje estamos respeitando o prefeito”, disse. 


Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais