Cidadeverde.com

HGV realiza cirurgia inédita de tumor cerebral com paciente acordada; confira

Imprimir

Fotos: Ascom/Sesapi

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na sexta-feira (18), uma microcirurgia inédita de retirada de tumor intracraniano com sedação consciente, monitorização eletrofisiológica e cognitiva intraoperatória. O procedimento foi realizado por uma equipe multiprofissional para a monitorização intraoperatória das funções cerebrais. A paciente de 22 anos está em recuperação pós-operatória, consciente e em excelentes condições.

Para a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o procedimento de alta complexidade somente pode ser realizado no HGV “devido à alta capacidade resolutiva do hospital”.

A paciente é proveniente do município de Santa Luzia, no Maranhão, e veio a Teresina em busca de atendimento especializado. “Eu sentia fortes dores na cabeça, até chegava a desmaiar. Procuramos atendimento médico em Teresina e o neurologista disse que era caso de urgência. Fui internada no Hospital do bairro Dirceu, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e lá, disseram que somente o HGV fazia essa cirurgia”, explica a paciente.

O neurocirurgião Leonardo Moura, responsável pela equipe que participou do procedimento, explica a técnica. 

“Utilizamos uma técnica de neurocirurgia com o paciente acordado em situações em que os tumores cerebrais estão localizados em áreas eloquentes do cérebro, principalmente na área da linguagem. Realizamos uma anestesia especial na qual o paciente dorme no início da cirurgia durante o acesso cirúrgico. Ao visualizarmos a região cerebral com tumor, utilizamos estimulação elétrica direta na superfície cerebral em combinação com vários testes cognitivos para mapear qual região é segura para ser ressecada sem causar prejuízos na linguagem do paciente. O paciente permanece acordado para que ele esteja responsivo e participando de forma ativa da testagem realizada”, disse o neurocirurgião.

Para realização da técnica, a equipe foi composta também pelos neurocirurgiões Arquimedes Cardoso e Esmálio Barroso e o residente Marcos David, além de uma equipe multiprofissional composta pelo anestesistas Kelson Jacobina, da neurofisiologista Fernanda Emanuelle Amorim; a neuropsicóloga, Gardênia Guedes e apoio de toda a equipe de enfermagem do centro cirúrgico do HGV.

“Mais um procedimento de alta complexidade que o HGV é capaz de realizar, com exclusividade. O hospital mostra a cada dia sua importância e protagonismo na saúde pública do estado”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais