Cidadeverde.com

Bombeiros relatam dificuldades e transtornos causados por incêndio em Canto do Buriti

Imprimir

O Corpo de Bombeiros tem tido dificuldades para combater um incêndio de grandes proporções que atinge a vegetação no município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, há cerca de dez dias, onde mais de seis mil hectares foram afetados. O incêndio está a aproximadamente 12 quilômetros do Parque Serra das Confusões.

O coronel José Veloso, do Corpo de Bombeiros, afirmou que vários órgãos, com a colaboração de pessoas da região, estão atuando para tentar controlar o incêndio.

“Esse incêndio chegou ao Corpo de Bombeiros no sábado, de imediato mandamos a equipe e atingiu grandes proporções. Acionamos inclusive a Polícia Militar que enviou helicóptero para a área, temos o apoio da Secretaria de Meio Ambiente com a Prevfogo que está com 14 brigadistas na região, temos também 12 moradores que estão atuando com os Bombeiros e dois caminhões pipas, então é toda uma estrutura de vários órgãos para fazer frente”, informou.

Foto: Corpo de Bombeiros

O coronel José Veloso informou que por ser em vegetação, são várias as dificuldades para fazer o incêndio se encerrar. “Um incêndio de vegetação é complexo, a propagação é radial, mas vai a favor do vento, fica sempre alguns troncos remanescentes e tão logo retorne [o fogo], tem a capacidade de propagar o incêndio, então os bombeiros fazem uma frente, um trabalho de contenção para controlar esse fogo, mas existem muitas restrições inclusive por conta do horário. A noite apesar de ser mais propício, em tese, há o risco de se perder e de ser cercado pelo fogo, mas nossas equipes estão lá e vão ficar até ser extinto esse incêndio”, destacou o coronel.

Foto: Ascom/Prefeitura de Canto do Buriti

Ele explicou que é uma área muita extensa de trabalho. “Tudo o que tem [na mata] é carga combustível, e quanto mais carga, mais dificuldade de acesso, então é um combate direto para acabar com o fogo, e no caso do incêndio e um combate direto, mas são mais 10 km dessa linha de fogo e é todo um trabalho onde temos que avaliar qual o patrimônio priorizar”, pontuou.

De acordo com o coronel José Veloso, devido ao incêndio ocorreu a queda de alguns fios de alta tensão da região. “Já identificamos o comprometimento da transmissão da rede elétrica de alta tensão, tivemos queda de fios sobre carreta, então uma série de transtornos que provoca para toda a comunidade local”, afirmou.

 

 


Bárbara Rodrigues e Gorete Santos
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais