Cidadeverde.com

Incêndio que já dura 10 dias ameaça Parque Serra das Confusões

Imprimir

 

 

Um incêndio de grandes proporções atinge a vegetação de uma fazenda no município de Canto do Buriti, no Sul do Piauí, há cerca de dez dias. A propagação das chamas tem preocupado autoridades, já que a área está a aproximadamente 12 quilômetros do Parque Serra das Confusões.

A estimativa é que as chamas tenham destruído uma área de quase seis mil hectares. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBM-PI) mobilizou uma operação para tentar controlar a propagação do fogo e evitar maiores problemas para a população e ao meio ambiente.  

Uma das preocupações é a velocidade de propagação das chamas, que já devastou uma área de quase seis mil hectares. "Todo incêndio em vegetação é complicado, porque onde o fogo está acontecendo não há combate direto e quanto mais vegetação maior a dificuldade de acesso”, pontuou o tenente-coronel José Veloso.

Foto: Ascom/Prefeitura de Canto do Buriti

De acordo com o CBM-PI, a velocidade de propagação das chamas atualmente é de aproximadamente 38 hectares por hora com um total de 29 focos de incêndio ativos. Um helicóptero da Polícia Militar do Piauí (PM-PI) foi acionado para reforçar e intensificar o trabalho das equipes mobilizadas no local. 

Líder em focos de queimadas

De acordo com dados de satélites divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Piauí já registrou mais de mil focos de queimadas em 72 cidades somente neste mês de agosto, o quinto maior quantitativo entre todos os estados brasileiros. 

A maioria dos focos de incêndio estão concentrados em municípios localizados no Cerrado piauiense, com 766 focos, o que representa 76,1% dos casos, enquanto na Caatinga são 241 focos, representando 23,9% dos casos.

As cidades piauienses com maios focos são:

  1. Uruçuí com 204 focos
  2. Floriano com 72
  3. Porto Alegre do Piauí com 53
  4. Corrente com 43
  5. Jerumenha com 40
  6. Manoel Emídio com 38
  7. Guadalupe com 37
  8. Baixa Grande do Ribeiro com 36
  9. Sebastião Leal com 34
  10. Alvorada do Gurguéia com 30

Canal de denúncias

Na última terça-feira (22), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) lançou um canal oficial para denúncias de fogo descontrolado e queimadas ilegais praticadas em todo o estado. O WhatsApp (86) 9 9421 6693 está disponível 24 horas e se soma aos dos demais órgãos competentes, como o CBM-PI, PM-PI e Defesa Civil. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais