Cidadeverde.com

Prefeitura reinaugura Centro de Produção de Arte Santeira na zona Norte de Teresina

Imprimir

Fotos: Ascom/Prefeitura de Teresina

A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), reinaugurou, após um período desativado, o Centro de Produção de Arte Santeira, localizado no bairro Poti Velho, na quinta-feira (24).

A casa passou por uma reforma que custou cerca de R$ 80 mil e contou com reparos, pintura completa, troca do forro, revisão da parte elétrica, troca de uma caixa d’água, colocação de 6 portas, reforma dos banheiros, pintura da fachada com grafite, retelhamento, colocação de carpete, placas de sinalização interna e colocação de placa de identificação na fachada.

“Quando foi levado o projeto de reforma do local ao prefeito, ele abraçou e incentivou. Nós acreditamos no trabalho desses mestres, que contribuem tanto para a cultura do artesanato da nossa capital. Hoje celebramos essa reinauguração. Aqui será um berço para se criar novos artesãos com a utilização desse espaço. O objetivo da reforma é fazer com que a nossa arte seja mais reconhecida aqui na nossa cidade”, destacou Maura Assunção, secretária municipal de Economia Solidária.

O secretário municipal de governo, Michel Saldanha, esteve na solenidade de reinauguração representando o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, e ressaltou a importância da valorização da arte santeira.

“É uma honra estar nessa reinauguração representando o nosso prefeito. Sem dúvidas, esse espaço é importante para toda Teresina. Nós sempre tivemos a arte santeira como uma referência, assim como os grandes mestres Expedito, Dezinho, dentre outros. É uma arte reconhecida internacionalmente. Não podemos permitir que lá fora valorizem a nossa arte e nós mesmos, não. E por isso as nossas ações serão sempre voltadas para a valorização da cultura do nosso povo”, disse.

Mestre Filho, responsável pelo Centro de Produção de Arte Santeira, contou sobre a alegria de receber a casa reformada e de poder ensinar novas pessoas.

“A nossa escola foi fundada em 2015, e pouco tempo depois passei a coordenar esta casa. Hoje vivo da arte santeira, e ter esse espaço como centro de formação para ensinar outras pessoas é muito gratificante. A reforma veio para nos dar essa condição e estou muito feliz”, enfatizou.

A proposta do Centro de Produção de Arte Santeira vai além de promover o trabalho dos já consagrados artistas populares. A ideia, além de resgatar a arte através de exposição das peças desses artesãos, é dar continuidade a esse ofício, fazendo com que jovens possam ter a oportunidade de iniciar essa prática gratuitamente.

 

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais