Cidadeverde.com

Premiada peça “Macacos”, que faz reflexões sobre racismo, encerrará FestLuso no domingo

Imprimir

Fotos divulgação 

 

Fenômeno de público, impactando plateia e a classe artística, o espetáculo “Macacos”, encerra neste domingo (27) a programação do FestLuso (Festival de Teatro Lusofono).

O festival teve início dia 21 de agosto e conta com espetáculos de Portugal, Moçambique e do Brasil. A peça “Macacos” será apresentada no domingo, no teatro do Sesc Cajuína, às 19h. 

Com o espetáculo, o ator, dramaturgo e professor de artes, Clayton Nascimento, que nasceu no Piauí e foi criado em São Paulo, ganhou os prêmios Shell de melhor ator e APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), reconhecida como a mais tradicional na área da cultura no Brasil. A censura é 14 anos.
  
“Macacos” é escrita, dirigida e protagonizada por Clayton Nascimento é a nova sensação do teatro carioca. O monólogo, que faz uma reflexão sobre o racismo e o genocídio negro no Brasil, ganhou elogios das atrizes Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Regina Casé, Lilia Cabral e muitos outros. 

O espetáculo aborda, a partir de episódios de racismo, nos quais a palavra “macaco” é usada como forma de denúncia do racismo estrutural na sociedade brasileira. A peça mostra o preconceito contra os povos pretos a partir do relato de um homem que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade.

Num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações, a peça traz cenas pautadas na história brasileira, como também em situações vividas por grandes artistas negros: Elza Soares, Machado de Assis e Bessie Smith, até alcançar relatos e estatísticas de jovens negros presos e executados. A  Cia do Sal é uma companhia que surge na ocasião da peça “Macacos” em 2016. O grupo hoje é formado por atores e atrizes pesquisadores da cena, vindos da Escola de Arte Dramática da USP – EAD, Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT e Célia Helena. 

No sábado (26), no Sesc Cajuína, às 17h, tem espetáculo “Saaraci, o último gafanhoto do deserto” do coletivo de teatro de Cabo Verde, Portugal e Brasil. Às 20h30, tem a peça “Café com queijo” do grupo Lume de São Paulo, mas estão com ingressos esgotados. Às 20h, tem “Transgressões” do grupo de Portugal no Museu do Mar, em Parnaíba e às 22h, hoje, no espaço cultural Soraya tem a festa da lusofonia.  

As entradas são gratuitas, mas será exigido 1 kg de alimentos para o programa Mesa Brasil, do Sesc. Os ingressos são retirados na plataforma do Sympla. 

 

Dia 26/08 (Sábado)

Parque da Cidadania – às 17h30 – As aventuras de Cassimiro Coco – Companhia Calunga de Teatro de Bonecos – Teresina (PI)
Sesc Cajuína – às 17h - Saaraci, o Último Gafanhoto do Deserto – Saaraci Coletivo Teatral - Cabo Verde / Brasil / Portugal
Theatro 4 de Setembro -  20h30 – Café com queijo – LUME Teatro – São Paulo - SP 

Dia 27/08 (Domingo)

Parque da Cidadania – às 17h30 – A flor do mamulengo – Mamulengo água de cacimba – Olinda (PE)
Sesc Cajuína – 19h – Macacos – Cia do Sal - Clayton Nascimento – São Paulo 

Módulo circulante – Parnaíba 

Local: Museu do mar

Dia 26/08 – 20h – Transgressões , de Roald Hoffmann - Teatro Extremo – Portugal


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais